[Espanha] Apresentação de “Atado e bem atado. A transição golpe a golpe (1969-1981)”

No dia 25 de outubro, quinta-feira, às 19h30, com o autor da obra, Rubén Uceda, na sede da Fundação Anselmo Lorenzo, C / Peñuelas, 41, Madrid.

A outra história da Transição, em vinhetas. Às dez horas da noite de 30 de dezembro de 1969, Francisco Franco dirigiu-se aos espanhóis desde o El Pardo em sua tradicional mensagem do final do ano. O diretor geral da Rádio e Televisão, Adolfo Suárez, supervisionou pessoalmente essa transmissão.

“Com relação à sucessão ao Chefe de Estado, no qual muitas especulações maliciosas que aqueles que duvidavam da continuidade do nosso movimento, tudo foi atado e bem atado com a minha proposta e aprovação pelas Cortes da nomeação como sucessor ao título de rei do príncipe Don Juan Carlos de Borbón. Na Espanha e no exterior, a prudência dessa decisão transcendental foi reconhecida, tanto com aplausos quanto com silêncios”, disse o chefe de Estado.

Este romance gráfico abrange os anos da chamada transição espanhola através de seus protagonistas: os trabalhadores, as mulheres, os moradores dos bairros, os ativistas revolucionários, os camponeses, os quinquis, os prisioneiros comuns, os torturados por suas ideias, entre muitos outros. E também através do ditador e do rei, dos patrões, militares e espiões. Atado e bem atado conta histórias ocultas, esquecidas ou manipuladas, que não servem para construir histórias oficiais, que empurram a história para lados opostos, que sujam a fina toalha que cobre a mesa daqueles que afirmam ter tudo amarrado e bem amarrado. Histórias que, em suma, compõem uma memória coletiva de todos aqueles que ainda desejam ser desatados.

Fonte: http://cnt.es/noticias/fal-25-octubre-presentaci%C3%B3n-de-atado-y-bien-atado-la-transici%C3%B3n-golpe-golpe-1969-1981

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

nas ramagens embaciadas
o sol
abre frestas

Rogério Martins