
Nesta quarta-feira (28/11), em Patras, na greve de 24 horas convocada por sindicatos do setor privado para pedir o “fim das políticas de austeridade” na Grécia, forças do Partido Comunista da Grécia (KKE) e do PAME (central sindical ligada ao KKE) tentaram barrar e isolar os blocos anarquistas de uma passeata nas ruas centrais da cidade. Houve uma reação imediata de autodefesa de vários manifestantes anarquistas, com o efeito de emergir confrontos corpo a corpo. Um companheiro saiu ferido. Os blocos anarquistas permaneceram unidos até o final da passeata.
Esta não é a primeira vez que os comunistas do KKE-PAME tentam se impor sobre outros lutadores, principalmente anarquistas, buscando excluí-los das manifestações. Nas redes sociais, chegaram a dizer: “se os grupos marginais-anarquistas aparecerem, eles serão isolados e escorraçados”.
Por outro lado, essa atitude dos comunistas do KKE-PAME não é uma peculiaridade de Patras. Suas respectivas práticas são conhecidas em todo o território grego, onde excluem e visam militantes, especialmente aqueles que se referem à auto-organização dos trabalhadores, estudantes e ativistas que participam do movimento social e de classe de base, que promovem a resistência, a ação direta, esquemas libertários, autônomos e assembleias horizontais.
“Continuaremos a lutar contra o terrorismo do Estado e dos empregadores e o sindicalismo burocrático. Continuaremos a lutar para tornar a greve novamente uma arma nas mãos dos trabalhadores, a fim de tornar o sindicalismo perigoso. Continuaremos a lutar para formar um sindicato militante de base que colocará nossos interesses e necessidades no centro das atenções”, diz um trecho de um extenso comunicado postado no portal Indymedia Atenas pelo grupo anarquista de Patras Dissinios Ippos (Cavalo Indomável) que aborda o incidente.
>> Vídeo (00:47), um trecho do confronto é possível ver aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=3UvGSoi23y8
Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1593496/
agência de notícias anarquistas-ana
Um trovão estronda –
e os trovõezinhos ecoam
na selva em redor.
Nenpuku Sato
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!