[Grécia] Vídeo: Em Patras, comunistas do KKE-PAME tentam barrar blocos anarquistas de manifestação

Nesta quarta-feira (28/11), em Patras, na greve de 24 horas convocada por sindicatos do setor privado para pedir o “fim das políticas de austeridade” na Grécia, forças do Partido Comunista da Grécia (KKE) e do PAME (central sindical ligada ao KKE) tentaram barrar e isolar os blocos anarquistas de uma passeata nas ruas centrais da cidade. Houve uma reação imediata de autodefesa de vários manifestantes anarquistas, com o efeito de emergir confrontos corpo a corpo. Um companheiro saiu ferido. Os blocos anarquistas permaneceram unidos até o final da passeata.

Esta não é a primeira vez que os comunistas do KKE-PAME tentam se impor sobre outros lutadores, principalmente anarquistas, buscando excluí-los das manifestações. Nas redes sociais, chegaram a dizer: “se os grupos marginais-anarquistas aparecerem, eles serão isolados e escorraçados”.

Por outro lado, essa atitude dos comunistas do KKE-PAME não é uma peculiaridade de Patras. Suas respectivas práticas são conhecidas em todo o território grego, onde excluem e visam militantes, especialmente aqueles que se referem à auto-organização dos trabalhadores, estudantes e ativistas que participam do movimento social e de classe de base, que promovem a resistência, a ação direta, esquemas libertários, autônomos e assembleias horizontais.

Continuaremos a lutar contra o terrorismo do Estado e dos empregadores e o sindicalismo burocrático. Continuaremos a lutar para tornar a greve novamente uma arma nas mãos dos trabalhadores, a fim de tornar o sindicalismo perigoso. Continuaremos a lutar para formar um sindicato militante de base que colocará nossos interesses e necessidades no centro das atenções”, diz um trecho de um extenso comunicado postado no portal Indymedia Atenas pelo grupo anarquista de Patras Dissinios Ippos (Cavalo Indomável) que aborda o incidente.

>> Vídeo (00:47), um trecho do confronto é possível ver aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=3UvGSoi23y8

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1593496/

agência de notícias anarquistas-ana

Um trovão estronda –
e os trovõezinhos ecoam
na selva em redor.

Nenpuku Sato