Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Novembro / 30 / [México] Atuemos pela liberdade de Mumia Abu-Jamal

[México] Atuemos pela liberdade de Mumia Abu-Jamal

By A.N.A. on 30 de Novembro de 2018

mexico-atuemos-pela-liberdade-de-mumia-abu-jamal-1

Saudações a todas e todos. Este dezembro o preso político Mumia Abu-Jamal completa 37 anos na prisão. Lhes convidamos a participar em um ato político cultural para exigir sua liberdade com arte, música, dança, performance e informação.

Domingo, 9 de dezembro, das 12 às 18 horas, na Embaixada dos EUA .

Com Luna Negra, Filo Ubuntu, Guerrilla Bang Bang, Leona Uhuru, Argelia Guerrero, Xozulu, Cumbia Terror, Eva Palma, Betún, Paco Jaranero, César Salazar, Brenda Gonzalez, Arturo Morales, Indiosindios e a Brigada Cultural Subversiva.

No ato estaremos falando da vida, luta e caso de Mumia e também de outros presos e presas políticas nos Estados Unidos, México e no mundo. Nos dá esperança a liberação recente de Debbie e Mike Africa da Organização MOVE depois de 40 anos na prisão, e também de Herman Bell e Robert Seth Hayes do Partido dos Panteras Negras (BPP) e do Exército de Liberação Negra (BLA).

Bem conhecido pela polícia da Filadélfia por ter sido Pantera Negra, partidário da Organização MOVE e jornalista dissidente, Mumia Abu-Jamal foi ferido a bala, golpeado brutalmente por vários policiais, e detido pelo assassinato do policial branco Daniel Faulkner na madrugada de 9 de dezembro de 1981. Mumia é inocente. Mas na base da evidência fabricada, foi incriminado e condenado a morte em 3 de julho de 1982.

Ao passar quase 3 décadas no isolamento do corredor da morte, sem poder tocar outra pessoa, um movimento internacional cresceu em oposição as claras injustiças em seu processo racista. Como resultado, o Estado não pôde assassiná-lo na cadeira elétrica ou por injeção letal. Em 2001, um juiz encontrou sua sentença anti-constitucional, e em 2011, ela foi modificada para a de prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional, quer dizer, agora seus inimigos querem que ele morra lentamente na prisão.

Mas ainda estando em uma situação muito vulnerável, Mumia Abu-Jamal segue na luta desde sua cela através de seus escritos: onze livros, mais de 2 mil colunas radiofônicas, e muitos discursos. Seus temas? Podem ser o criminoso sistema carcerário que ele conhece a fundo; um momento na vida de um preso; a escravidão e a supremacia branca que definem a história dos Estados Unidos; o Partido dos Panteras Negras; a guerra imperial mais recente desatada por seu governo; a solidariedade com um preso político; um tributo a Gil Scott Heron ou Aretha Franklin; o terror policial; a pena de morte; a abolição das prisões; a “crise bancária” que deixou milhões na pobreza; a sublevação nos bairros de Ferguson, Missouri; a imigração; o fascismo crescente em tempos de Trump; um tributo a Assata Shakur, Sundiata Acoli e Zayd Malik Shakur. Sempre congruente, Mumia nunca claudica. Nos momentos cada vez mais e mais desesperadores, nos incita a formar movimentos fortes, recordando que nenhum império dura para sempre.

Em uma entrevista feita em 2017, Ramona Africa, agora recuperando-se de um câncer, respondeu a uma pergunta: Por que é importante que as pessoas apoiem Mumia em 9 de dezembro? Ela diz:

“Porque nunca deves ser um sonso. Mumia pôs sua liberdade e sua vida em risco para as pessoas. E serias hipócrita se não fizeres tudo o que possas fazer por ele, com o entendimento que não é simplesmente para Mumia. É para todas e todos nós, porque as injustiças que Mumia viveu e ainda vive até esta data, não se iniciam ou terminam com ele. A luta que fazemos por Mumia beneficia a todas e todos nós”.

Mumia deve ser liberado imediatamente; não merece estar encarcerado por ser um lutador social. Também, como diz o advogado Michael Coard, ele é “factualmente inocente”, quer dizer, não cometeu o crime, e “legalmente não culpável”, ou seja, a Promotoria nunca comprovou as alegações contra ele. Ademais, as condições de isolamento que Mumia sofreu no corredor da morte se reconhecem agora como tortura por especialista em direitos humanos, e a liberdade imediata é o principal que o Estado lhe deve por esta grave violação. Sua liberdade é ainda mais urgente agora, porque tem cirrose hepática devido à extrema demora do Departamento de Correções em lhe dar tratamento para Hepatite C, diagnosticado em 2015. Para curar-se, tem que estar em casa.

Agora há uma nova possibilidade para abrir uma apelação que poderia rejeitar seu veredito de culpado e trazer sua liberdade. Desde 24 de abril de 2017, tem havido uma campanha nas ruas da Filadélfia e no tribunal presidido pelo Juiz Leon Tucker sobre este remédio baseado no precedente do caso federal Williams vs. PA.

O jovem Terrance Williams foi condenado a morte por haver assassinado um homem que o violou durante muitos anos. No ano de 2016, a Suprema Corte dos Estados Unidos se informou de que o ex Promotor Ronald Castille ocultou os abusos ao menino, e uma década depois, como Juiz da Suprema Corte da Pensilvânia, recusou uma audiência sobre o caso.Pelo contrário, Castille escutou o testemunho, e rechaçou as apelações de Williams. A Suprema Corte sentenciou que qualquer pessoa razoável poderia concluir que ele teve envolvimento pessoal na indevida condenação de Williams.

Agora sabemos que ele mesmo, Castille – um proponente aberto da pena de morte, “O Homem do Ano” pela FOP (Ordem Fraternal da Polícia) em 1986, e candidato da “lei e a ordem” à Suprema Corte da Pensilvânia em 1994 –, atuou da mesma maneira no caso de Mumia Abu-Jamal e em outros 14 casos.

Nos somamos ao esforço para pressionar o novo “progressista” Promotor da Filadélfia, Larry Krasner, a produzir evidência do envolvimento significativo de Castille em conseguir a condenação e em bloquear as apelações de Mumia Abu-Jamal, e/ou a reconhecer a evidência de que já existe. Krasner está obrigado pela lei de seu próprio estado a guardar e proteger qualquer evidência que favoreça Mumia.

Três de dezembro é a última data que o Juiz Tucker aceitará evidência no caso, e logo tomará sua decisão. Não sabemos exatamente quando. Haverá uma ação na rua fora do tribunal na Filadélfia em apoio a Mumia esse dia e atividades durante toda a semana seguinte.

Este 9 de dezembro esperamos que, desde o México, nossos gritos solidários atravessem os muros carcerários enquanto exigimos:

LIBERDADE PARA MUMIA ABU-JAMAL!

PRESOS POLÍTICOS LIBERDADE!

ABAIXO OS MUROS DAS PRISÕES!

Agradecemos a Susana Esotérika pelo desenho do cartaz.

Agradecemos a Brian Carlson pela imagem de Mumia.

Amig@s de Mumia en México

amigosdemumiamx.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/01/eua-a-audiencia-de-mumia-abu-jamal-umas-surpresas-no-tribunal-e-na-rua/

agência de notícias anarquistas-ana

Venerável
É quem não se ilumina
Ao ver o relâmpago!

Bashô

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged México

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários