[México] Onde ver cinema indígena? Aqui 200 filmes e animações que podes consultar online

Os indígenas nos abrem as portas a uma cosmogonia de infinita riqueza através do cinema. E agora podes vê-la de forma gratuita.

Os indígenas, habitantes de um mundo de indômita beleza e sabedoria, permaneceram relativamente distanciados dos processos de modernização desde séculos. Isto lhes permitiu salvaguardar as inestimáveis tradições e símbolos que lhes dão identidade, assim como manter em essência suas próprias formas de organização social.

Mas ainda que as sociedades indígenas tenham seu próprio tempo e espaço, seu próprio ritmo, isto não as impossibilita para adquirir novos conhecimentos e práticas. Por isso é que na cena da sétima arte irrompeu o cinema indígena, dirigido e produzido por habitantes dos povos originários ao redor do mundo desde décadas.

Atualmente existem dezenas de diretores e centenas de filmes que compõem uma crescente coleção de cinema indígena (incluídas animações), que nos permite transitar os territórios desconhecidos de uma cosmogonia milenar e fascinante. Ademais, para o mundo da sétima arte estas narrativas alternativas tem sido como uma lufada de ar fresco, que vem renovar as, por vezes, gastas narrativas as quais estamos acostumados.

Como se fosse pouco, este cinema indígena não é só um íntimo olhar a seu mundo, mas funciona também como válvula de escape de todas as problemáticas que enfrentam atualmente as comunidades e que através destas produções podemos conhecer de primeira mão. Assim, as câmeras empoderam os povos originários, tornando-os sujeitos ativos que redefinem suas relações entre eles e o exterior. O cinema indígena se converte, assim, em uma potente ferramenta de emancipação ao mesmo tempo que de criação.

Cinema indígena online

O melhor é que muito deste novo olhar que nos oferecem estas produções poderá ser consultada na extensa biblioteca de cinema indígena online lançada pelo National Film Board of Canada [acessar no link abaixo], uma legendária produtora que agora está alterando as relações que o mundo do audiovisual tem com os indígenas e seu incrível cinema. Esta maravilhosa compilação conta, ademais, com um buscador, desde o qual se pode encontrar cinema indígena por nação, por diretor ou por tema.

O cinema indígena demonstra que a criatividade não tem fronteiras de nenhum tipo, e que não há limites – nem sequer tecnológicos – que a possam superar. Mas melhor descobri-lo por ti mesmo e surpreender-te com o que acontece quando os mundos se encontram.

>> National Film Board of Canada:

https://www.nfb.ca/indigenous-cinema/?&film_lang=em&sort=year:desc,title&year=1917..2018

Fonte: https://ecoosfera.com/cine-indigena-directores-peliculas-donde-ver/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

sopro na orelha
você olhou assustada
a cara do nada

Marland