[República Tcheca] Apelo à solidariedade

Em janeiro de 2019 a única ocupação política de Praga, “Klinika”, foi despejada por um oficial de justiça (cobrador de dívidas) e um serviço de segurança privado. Por quatro anos este centro social autônomo foi um espaço de encontro de movimentos de emancipação social, de vizinhos e de cultura independente. “Klinika” foi o primeiro centro de ajuda a refugiados na República Tcheca, e depois disso foi atacado por neonazistas e se tornou um alvo de pressão permanente dos políticos tchecos de direita.

Após a desocupação do imóvel, o cobrador tinha alegado como custos do despejo o valor de 1,600,000 CZK (271.205,00 reais). Além disso, ele bloqueou a conta pessoal do banco de um membro do coletivo “Klinika”, de quem havia assinado o contrato que legalizava o “Klinika” por um ano em 2015. Como uma consequência, seu salário vai diretamente para o executor (cobrador) e o membro não pode usar sua conta bancária.

Nós entendemos essa disposição como uma tentativa de exigir uma punição “exemplar” aos ativistas políticos. Talvez devamos lembrar para os leitores estrangeiros que, no contexto tcheco, existe uma verdadeira máfia de oficiais de justiça (executores de dívidas), que a mídia está começando a falar abertamente, e que levou quase 10% da população para situações injustas e insustentáveis, sob o disfarce de “pagamento da dívida”. Para saber mais sobre esse fenômeno, veja um artigo publicado no The Guardian (em inglês) : theguardian.com/world/2019/jan/06/czech-democracy-threat-debt-crisis

O montante de 1,600,000 CZK (271.205,00 reais) excede as possibilidades financeiras do movimento social tcheco e por isso nós estamos pedindo por solidariedade financeira para ajudar a pagar estes custos. Nós vamos nos defender em tribunal contra a ação do oficial de justiça e se conseguíssemos o dinheiro de volta, estamos prontos para devolvê-los se necessário.

No entanto, agora nós estamos com uma necessidade urgente de dinheiro, o pagamento para que o membro do coletivo se livre das restrições causadas pela execução (sua propriedade pessoal está agora sob a ameaça de reintegração de posse também).

Para mais informações sobre conta, nós contate: klinika@451.cz.

Mais informações sobre o “Klinika”: https://klinika.451.cz

Tradução > Tempestades da Existência

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/20/republica-tcheca-praga-klinika-sob-ameaca-de-despejo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/02/12/republica-tcheca-declaracao-do-coletivo-klinika-sobre-o-ataque-ao-centro-social-autonomo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/01/republica-tcheca-voces-nao-podem-expulsar-ideias/

agência de notícias anarquistas-ana

a estação amua
fumo de castanhas
à esquina da rua

Rogério Martins