[Suécia] Vem aí mais uma edição da Feira do Livro Anarquista de Malmö

Distopia. Catástrofes naturais. Mudanças climáticas incontroláveis. Futuros incertos. A ascensão da direita. Guerra. A construção de muros. Racismo. Perca de direitos…

As manchetes não preveem nada de bom, o desgaste é óbvio, tanto para o planeta quanto às pessoas. As batalhas estão sendo travadas em todos os cantos do mundo, vitórias existem e nós precisamos nos lembrar delas. Querem que acreditemos que não existem outras realidades senão as que eles planejam, querem que percamos nossa paixão pelas idéias, o excitamento pela luta e a confiança na vitória.

Nós não concordamos com a dialética deles. Nós elevamos/acordamos/levantamos UTOPIA, queremos criar um projeto.

Revoluções, revoltas e insurreições são parte da humanidade, e tem sido desde a existência da autoridade. Temos praticamente dois séculos de história, herdamos mais de um século de idéias, de lutas que, apesar da violência e repressão exercida sobre elas, continuaram a existir. Temos um passado de vitórias e derrotas, de revoluções e de massacres, e temos de aprender com todas elas. Temos um passado cheio de pessoas, camaradas que doaram suas vidas pelas idéias, pela defesa de um modelo que não se conformava com o estabelecido, embora desde o princípio eles acreditassem que não haveria possibilidade de sucesso, isso nunca os impediu.

Nós orgulhosamente carregamos esse passado e aquele novo mundo em nossos corações e não queremos que isso termine aqui.

O conceito da esquerda institucional é, claramente, mais do que nunca, um corpo sem vida; que, apesar de andar, está podre por dentro. A traição à classe trabalhadora, o racismo, a corrupção interna e a busca de poder por qualquer meio. Os exemplos são muitos. Aqui e em qualquer lugar. Mas na rua, nos nossos bairros, no local de trabalho ou no lugar onde nos divertimos e aprendemos, é onde encontraremos aliados, com os quais podemos conspirar contra a ordem dominante. É por isso que queremos nos encontrar, novamente, na feira do livro anarquista. Compartilhar e discutir ideias, aprender uns com os outros, gerar experiências e fortalecer nossos laços.

Faz um ano desde que nos reunimos para organizar a última feira de livros anarquistas em Malmö, um processo complexo no qual tentamos encontrar uma variedade de livros, publicações, apresentações, além de tópicos para discutirmos. Foram seis meses de assembleias nas quais organizamos a estrutura da feira e tentamos criar um programa interessante cada um, no qual todos de alguma maneira ou outra se sentissem à vontade.

O evento aconteceu no final de semana entre os dias 16 a 18 de junho de 2018. Cerca de 300 pessoas passaram pelo Sofielund Folkets, compartilhando conversas, debates, livros, publicações, risos, tensões, conhecimento e apoio. Cerca de metade dos atos se deram na língua sueca e a outra metade em inglês. Foi positivo conhecer muitas pessoas que vieram de longe para compartilhar esses dias conosco.

Esperamos nos encontrar novamente no fim de semana dos dias 7 a 9 de junho em Malmö em Sofielunds Folkets hus.

Temos que sair de nossa casa, nos encontrar, pegar a estrada, trabalhar pela união do conflito, prudente ou feliz, entre as peças deste mundo. Organizar. Organizar nunca foi algo além do que amar a si mesmo.

Façamos o Anarquismo uma ameaça, novamente.

Malmös Anarkistiska Bokmässan

anarchistbookfairmalmo.net

Tradução > Markus Markus

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/09/suecia-feira-do-livro-anarquista-em-malmo/

agência de notícias anarquistas-ana

A flecha de sol
pinta estrelas na vidraça.
Despede-se o dia.

Helena Kolody