[Espanha] Ajude a tornar possível um documentário sobre a figura do anarquista Buenaventura Durruti

DURRUTI: HIJO DEL PUEBLO

“Durruti: Hijo del pueblo” é um projeto de pesquisa documental que busca reconstruir a vida do anarquista Buenaventura Durruti

Sobre o projeto

Através de diferentes recursos audiovisuais como recriações, animações, entrevistas a familiares de Durruti, testemunhos de historiadores nos adentraremos em uma trama histórica que vai desde a greve de 1917 até a revolução social de 1936 passando pelo auge da CNT, os anos do pistoleirismo patronal, a ditadura de Primo de Rivera e a II República.

Toda uma vida dedicada à Revolução.

A ideia é ir pesquisando quem era este personagem histórico. Dentro do documentário estará visualizado o trabalho da pesquisa histórica e aparecerão as diferentes localizações por onde transcorre a vida de Durruti. Também utilizaremos o recurso narrativo de diferentes vozes em off que narrarão as diferentes anedotas e apreciações que deixaram personagens históricos que conviveram com Durruti, para isso estamos realizando um trabalho de documentação histórica. Dentro do documentário têm grande peso as entrevistas a historiadores e pesquisadores que trabalharam sobre o tema. Para a reconstrução da história contamos com fotografias pessoais cedidas pelos arquivos da CNT assim como material que provem da Filmoteca Nacional. Para reconstruir algumas cenas utilizaremos desenhos realizados pelo desenhista Agustín Comotto e utilizaremos reconstruções de algumas cenas.

Se superamos a barreira dos 12.000 euros poderemos fazer algumas reconstruções.

A ideia é que o documentário tenha um aspecto cinematográfico.

ALGUMAS PESSOAS A ENTREVISTAR

Algumas das pessoas cuja participação está confirmada no documentário são as seguintes:

Juan Mariné, o homem que filmou o enterro de Durruti.

Marta Durruti: familiar de Buenaventura Durruti.

Dolors Marín: doutora em História Contemporânea pela Universidade de Barcelona com uma tese sobre a formação da cultura libertária na Catalunha e a organização de grupos de afinidade anarquista.

Quem somos

Pewmafilm e Ingobernables Producciones tentam usar o audiovisual para divulgar aquelas histórias e pontos de vista que não cabem nos meios de comunicação de massas. Fazemos parte da ACATS (Associació Col·lectiva Audiovisual per a la Transformació Social).

Durante estes anos realizamos documentários sobre a luta do povo mapuche (El retorno dos Weichafe), o movimento anarquista na Catalunha (Ingobernables un recorrido por la Catalunya anarquista), as lutas sociais na Catalunha (Poble Rebel), sobre a aplicação da lei antiterrorista aos movimentos sociais (El gobierno del miedo) ou o último trabalho financiado mediante verkami “En la Brecha, anarquistas contra Franco“.

O objetivo é usar a criação audiovisual para lutar contra o pensamento hegemônico neoliberal e realizar um trabalho de consciência social que favoreça uma transformação social até uma sociedade mais justa, livre e igualitária. Há anos estamos realizando documentários e vídeos sobre as lutas sociais assim como realizamos centenas de apresentações com milhares de pessoas que durante este tempo viram nossos trabalhos.

>> Para apoiar financeiramente o documentário, clique aqui:

https://www.verkami.com/locale/es/projects/23148-durruti-hijo-del-pueblo

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/18/espanha-estreia-do-documentario-en-la-brecha-anarquistas-contra-franco/

agência de notícias anarquistas-ana

Há pouco choveu
sobre o preto do asfalto
flores de paineira.

José Marins