Sempre esteve apaixonadamente comprometido com o pensamento, o ethos e a ação anarquista. Começou sua caminhada militante protagonizando o primeiro sequestro político do pós-guerra na Itália para salvar a vida de um jovem libertário condenado a morte pelo regime franquista. Desde então não deixou de ser parte ativa em diversos grupos anarquistas e desempenhou um papel importante no prolongado protesto pelo assassinato de seu companheiro Giuseppe Pinelli nas mãos da polícia milanesa.
Não só contribuiu para difundir internacionalmente o símbolo do A circulado, mas que criou diversas revistas anarquistas nas quais colaborou com seus escritos. Também, ao longo de toda sua vida, participou em numerosos seminários de reflexão sobre anarquia e anarquismos em diferentes países e criou a influente editorial Elèuthera.
Este livro apresenta suas principais colaborações ao pensamento e pretende ser, com essa recopilação, uma homenagem a quem sempre acreditou na riqueza, profundidade, diversidade e vida do pensamento anarquista cuja natureza é “ficar inconcluso, quer dizer aberto, como está naturalmente aberto o mosaico da liberdade”.
Anarquistas… ¡Y orgullosos de serlo!
Amedeo Bertolo
Fundación Salvador Seguí, Barcelona 2019
340 págs. Rústica 21×14 cm
ISBN 9788417190583
15.00€
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
No orvalho da manhã,
Sujo e fresco,
O melão enlameado
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!