[Espanha] Lançamento: “Anarquistas… ¡Y orgullosos de serlo!”, de Amedeo Bertolo

Sempre esteve apaixonadamente comprometido com o pensamento, o ethos e a ação anarquista. Começou sua caminhada militante protagonizando o primeiro sequestro político do pós-guerra na Itália para salvar a vida de um jovem libertário condenado a morte pelo regime franquista. Desde então não deixou de ser parte ativa em diversos grupos anarquistas e desempenhou um papel importante no prolongado protesto pelo assassinato de seu companheiro Giuseppe Pinelli nas mãos da polícia milanesa.

 Não só contribuiu para difundir internacionalmente o símbolo do A circulado, mas que criou diversas revistas anarquistas nas quais colaborou com seus escritos. Também, ao longo de toda sua vida, participou em numerosos seminários de reflexão sobre anarquia e anarquismos em diferentes países e criou a influente editorial Elèuthera.

Este livro apresenta suas principais colaborações ao pensamento e pretende ser, com essa recopilação, uma homenagem a quem sempre acreditou na riqueza, profundidade, diversidade e vida do pensamento anarquista cuja natureza é “ficar inconcluso, quer dizer aberto, como está naturalmente aberto o mosaico da liberdade”.

Anarquistas… ¡Y orgullosos de serlo!

Amedeo Bertolo

Fundación Salvador Seguí, Barcelona 2019

340 págs. Rústica 21×14 cm

ISBN 9788417190583

15.00€

fundacionssegui.org

 Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/21/portugal-lancamento-anarquistas-e-orgulhosos-de-o-ser/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/05/italia-o-orgulho-anarquico-de-amedeo-bertolo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/27/franca-lancamento-amadeo-bertolo-anarquistas-com-orgulho-seis-ensaios-e-uma-autobiografia/

agência de notícias anarquistas-ana

No orvalho da manhã,
Sujo e fresco,
O melão enlameado

Bashô