[Espanha] Hermanos Bastardos: rap anarquista de Andújar

A dupla estreia com “Sin miedo a la ruína”, um álbum cheio de crítica social

por Fran Cano | 03/04/2019

Chamam-se Alberto Amaro (Andújar, 1990) e Alberto Gutiérrez (Andújar, 1991) e formam os Hermanos Bastardos. A dupla está unida há uma década e meia pelo rap. A marca é mais recente, desde o final de 2014, e acaba de publicar o segundo projeto musical Sin miedo a la ruína (Sem medo da ruína).

Amaro diz que o primeiro álbum foi intitulado Dejotamodo y Berto, os nomes que eles usam no rap. Essas onze canções permitiram que eles se dessem a conhecer. “A gente começou e entre um álbum e outro nós atuávamos e preparávamos o próximo”, lembra o rapper, que combina música com sua ocupação como publicista.

A novo disco da dupla tem 18 temas baseados na ideia que defendia o anarquista e sindicalista Buenaventura Durruti em 1936. “Não temos nenhum problema em nos definir politicamente: somos anarquistas”, reivindica Amaro em conversa com este jornal. Há músicas no álbum que também fazem isso: desde Rebeldia a Bêbados e Anarquistas, Liberdade de Pensamento. “Nosso pensamento é libertário, e as pessoas que nos ouvem sabem disso”, acrescenta.

O CONTEÚDO IMPORTA

Hermanos Bastardas defendem que os temas têm que ter mensagem, e afastam-se dos ritmos urbanos mais ampliados agora que mostram o contrário. “Em Liberdade de pensamento criticamos a sociedade de consumo que nos tem arrastado para uma vida que só parece importar o trabalho e gastar como se não fosse importante ter tempo para nós”, aprecia o artista.

Amaro antecipa que a turnê chegará entre o final de setembro e o início de outubro. Está previsto que haverá pelo menos uma performance ao vivo com o grupo chileno Marmota no bar, que colabora no último álbum com a música Filhos da Destruição. Também estão presentes no álbum Ika e Samuel de Xpresidentx e Def con Dos, Fefo LKK da antiga banda punk Los Kostokaron, Protestango e El Fuego, La Palanra desde Buenos Aires e Ihmaele de la Torre,  da banda de Granada Fausto Taranto, entre outros músicos.

O som da dupla bebe em outros gêneros, como o punk, daí a ideia de ‘anarcorap’. Sem medo da ruína está disponível no YouTube e pode ser baixado em plataformas digitais, do Google Play ao iTunes e Spotify, além do site oficial. “Apostamos em dar facilidades a todos que querem se aproximar de nossa música”, conclui.

>> Videoclipe – Borrachos y anarquistas:

https://www.youtube.com/watch?v=JxuO9cZJ6gY

Fonte: https://lacontradejaen.com/hermanos-bastardos-rap-andujar/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

chuva fina
tarde esfria
todo o lago se arrepia

Alonso Alvarez