[Espanha] Francisco Portales Sirgado. O mestre libertário

O grupo de Memória Histórica da CNT Valladolid editou o texto FRANCISCO PORTALES SIRGADO, O MESTRE LIBERTÁRIO, para trazer a público a história desse companheiro, assassinado pela ditadura franquista na cadeia de Valladolid.

Junto à família de Francisco, o Grupo de Memória Histórica realizará um ato público no dia 29 de abril no centro cívico Esgueva (“Prisão Velha”). Um passo adiante para promover ações contra a impunidade e a amnésia coletiva que alguns estão tão interessados em promover.

Essa biografia não seria possível se Maria Luisa Hernandez Portales, parente direto desse que foi nosso companheiro – Francisco – , não tivesse procurado com afinco toda a documentação que contribuiu para que esta história fosse a mais fiel e completa possível. Após vários meses de investigação, de milhares de mensagens e de horas de trabalho, podemos dizer que conseguimos – ou ao menos tentamos – juntar um relato que, esperamos, esteja a altura desse personagem e de sua digna família. Uma família que viveu todos os momentos importantes da luta pela verdadeira liberdade; uma liberdade plena; buscando o caminho próprio e coletivo da emancipação e que superou fronteiras, estados, hierarquias e outras estruturas sociais de dominação.

Aprendemos muito, como sempre ocorre em todo o processo realizado neste trabalho que chamamos de memória e que está cheio de humanidade, solidariedade e de apoio mútuo. Valores que são símbolos do movimento libertário, de suas organizações e de sua gente.

Caberia escrever algo muito mais amplo porque cada vez que apertávamos uma tecla surgiam mais caminhos para descobrir. Ainda assim, entendemos que Francisco representa muito bem tanto as mudanças dos anos em que viveu, como a evolução política até o anarquismo como a imagem do que vivenciaram milhares e milhares de trabalhadores da velha península ibérica.

Deixamos vocês com essa história real que, como todas as histórias reais, não acaba de uma maneira doce, mas sim com o assassinato de quem, em seu coração, levantava a bandeira da justiça e da harmonia para todos os seres humanos. Por ele, por todos eles e por todas elas, obrigado Maria Luisa por nos chamar e permitir que fizéssemos parte de tudo isso.

Download em PDF, EPUB e MOBI: https://www.cntvalladolid.es/francisco-portales-sirgado-el-maestro-libertario

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/francisco-portales-sirgado-el-maestro-libertario/

Tradução > Daitoshi

agência de notícias anarquistas-ana

Um solzinho fraco
Ilumina
O campo seco.

Bakusui