[Espanha] Lançamento: “Ser territorio. La geografía y el anarquismo”

Patricia Lobo (Coord.)

Ser territorio. La geografía y el anarquismo é o decimo primeiro título da coleção principal de nossa editora, La Neurosis o Las Barricadas Ed. Trata-se de um trabalho coordenado por Patricia Lobo que compila uma série de textos de diferentes autores e autoras desde os inícios do século XX até a atualidade. Neles se fala dos vínculos da ciência geográfica com o anarquismo, se analisa como nosso entorno espacial/territorial está atravessado por relações de poder e, também, se aproximam, em alguns casos, a lutas populares onde o território é o eixo fundamental.

“Saímos de nosso pequeno lar, um cubículo retangular; entramos no elevador, um cubículo retangular; descemos na nossa garagem, um cubículo retangular; subimos em nosso carro, um cubículo retangular que os desenhistas estão há décadas tratando de dissimular com propostas mais atrativas; e partimos a nosso trabalho, um escritório ou um estabelecimento com forma de cubículo retangular. Desta maneira, podemos evitar respirar o ar putrefato de nossas cidades e, ademais, podemos nos poupar de ter que ver a cara de leve amargura, mas sem exagerar, que costuma fazer parte das pessoas usuárias do transporte público, um cubículo quadrado muito maior por seu caráter coletivo”.

 Este fragmento de Ser território. La geografía y el anarquismo nos aproxima das relações do ser humano com seu entorno, ponto de partida dos diversos textos que recolhe esta obra. Neles podemos encontrar a insaciável busca do anarquismo de ideias e práticas que propõem resistências para evitar a crise de civilização que implica o capitalismo. A vida moderna (não vivida, mas administrada) com sua redução de todo espaço à categoria de mercadoria tem os ingredientes perfeitos para a crise de uma civilização paradoxa: um progresso maltratador, que diz amar a natureza e, no entanto, a destrói cotidianamente até um extremo como jamais havia conhecido a história da humanidade, etc.

Ser territorio. La geografía y el anarquismo é um conjunto de propostas que indaga na fértil história de lutas e ideias que o anarquismo propôs desde finais do século XIX até nossos dias.

Ser territorio. La geografía y el anarquismo

Patricia Lobo (Coord.)

La Neurosis o Las Barricadas Ed., Colección Central, 10. Madrid 2019

246 págs. Rústica 18×14 cm

ISBN 9788494161490

7 Euros

laneurosis.net

agência de notícias anarquistas-ana

Laranjais em flor.
Ah! que perfume tenuíssimo…
Esperei por ti…

Fanny Dupré

2 responses to “[Espanha] Lançamento: “Ser territorio. La geografía y el anarquismo””

  1. João

    Alguma chance de ser lançado no Brasil ou se fazer possível uma tradução , articulado com alguma editora daqui (A Terra Livre por exemplo)?
    S&A

  2. moésio R.

    acho que uma tradução sim, por uma editora amiga…

Leave a Reply