[Dinamarca] Manifestação antifascista de 1º de maio em Copenhague sofre repressão policial

A manifestação antifascista de 1º de maio em Copenhague foi marcada pela repressão das forças de segurança aos diversos grupos presentes na mobilização. A polícia atacou em várias ocasiões a passeata composta por adultos e crianças. 

O protesto, organizado por grupos antifascistas e anarquistas, deveria ter ido da Praça da Palestina para Fælledparken. No entanto, os organizadores da manifestação sentiram-se obrigados a dissolver o ato na metade da passeata. A decisão veio depois que a polícia, fortemente equipada, capturou mais de 500 manifestantes na ponte da Rainha Louise.

A polícia exigiu que todos na manifestação fossem revistados e registrados com uma foto. Uma enorme variedade de policiais e homens à paisana cercou e dividiu a passeata ao meio. Segundo os manifestantes, “a manobra foi certamente planejada com antecedência, e a maioria dos policiais não carregava seus números de identificação estatutários”.

Várias tentativas de negociar com a polícia para a passeata avançar, fracassaram, e os organizadores decidiram então dissolver a manifestação e instaram as pessoas a irem para um parque comum em grupos menores. No entanto, a polícia estava determinada a registrar todos os presentes e bloqueou a ponte da Rainha Louise em ambas as direções. Os manifestantes foram forçados a passar por uma estreita abertura, onde centenas de manifestantes foram revistados e registrados.

Um grande grupo de manifestantes foi cercado e caçado no parque comum. Várias detenções se seguiram e somente quando o grupo chegou à entrada das áreas verdes a polícia se dissolveu. Na sequência, os detidos foram liberados.

>> Mais fotos:

https://konfront.dk/politiet-amok-paa-fredelig-1-maj-demonstration/

agência de notícias anarquistas-ana

velho caminho
sol estende seu tapete de luz
passos de passarinho

Alonso Alvarez