Centenas de pessoas se reuniram na tarde desta terça-feira (21/05) na região central de Atenas para participar da manifestação solidária e a favor do livramento prisional do preso político e grevista de fome Dimitris Koufodinas.
Com faixas, bandeiras e cartazes, os manifestantes percorreram várias ruas do centro da capital helênica. “Liberdade para Dimitris”, “Abaixo o veto”, “Danem-se as prisões”, entre outros slogans, gritavam os manifestantes. Houve registro de pequenos confrontos com a polícia.
Entenda o caso
Dimitris, de 61 anos, é um dos presos políticos mais conhecidos na Grécia. Em 2002 foi condenado à prisão perpétua por seu envolvimento no grupo revolucionário 17 de Novembro, uma organização nascida da luta contra a ditadura dos coronéis. Iniciou sua greve de fome em 2 de maio (atualmente seu estado de saúde é muito crítico), para protestar contra a recusa do Estado de conceder-lhe uma nova permissão para saída temporária (de 48 horas).
A lei grega permite que o prisioneiro, mesmo que seja sentenciado à prisão perpétua, receba algumas poucas permissões de saídas supervisionadas para visitar sua família. Dimitris já obteve várias no passado, após 17 anos de prisão, o que lhe permitiu ver seu filho. Em meio a campanha eleitoral local e européia, o veto das autoridades tem contornos claramente políticos.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A serpente fugiu.
Seus olhos que me fitaram
continuam na grama
Kyoshi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!