
Centenas de pessoas se reuniram na tarde desta terça-feira (21/05) na região central de Atenas para participar da manifestação solidária e a favor do livramento prisional do preso político e grevista de fome Dimitris Koufodinas.
Com faixas, bandeiras e cartazes, os manifestantes percorreram várias ruas do centro da capital helênica. “Liberdade para Dimitris”, “Abaixo o veto”, “Danem-se as prisões”, entre outros slogans, gritavam os manifestantes. Houve registro de pequenos confrontos com a polícia.
Entenda o caso
Dimitris, de 61 anos, é um dos presos políticos mais conhecidos na Grécia. Em 2002 foi condenado à prisão perpétua por seu envolvimento no grupo revolucionário 17 de Novembro, uma organização nascida da luta contra a ditadura dos coronéis. Iniciou sua greve de fome em 2 de maio (atualmente seu estado de saúde é muito crítico), para protestar contra a recusa do Estado de conceder-lhe uma nova permissão para saída temporária (de 48 horas).
A lei grega permite que o prisioneiro, mesmo que seja sentenciado à prisão perpétua, receba algumas poucas permissões de saídas supervisionadas para visitar sua família. Dimitris já obteve várias no passado, após 17 anos de prisão, o que lhe permitiu ver seu filho. Em meio a campanha eleitoral local e européia, o veto das autoridades tem contornos claramente políticos.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A serpente fugiu.
Seus olhos que me fitaram
continuam na grama
Kyoshi
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?