por Marc Pons | 17/06/2019
Em um dia como hoje do ano 1921, 98 anos atrás, no contexto da guerra do pistolerismo que envolvia Barcelona, a polícia espanhola assassinava na porta da prisão Modelo os líderes anarquistas Evelio Boal e Antoni Feliu. Esse crime ocorreu no início da manhã. De acordo com a maioria das fontes historiográficas, Boal e Feliu foram mortalmente atingidos por tiros na porta da prisão, quando acabavam de ser libertados, em aplicação da chamada “lei de fugas”. Até serem presos, em março de 1921, Evelio Boal havia sido secretário do Comitê da CNT; e Antoni Feliu foi o tesoureiro do Comitê da CNT.
A imprensa de Barcelona, majoritariamente silenciaria o fato, e os principais jornais da cidade não fariam nenhuma notícia do evento. Em vez disso, a grande mídia da cidade fariam eco do atentado que, horas depois, sofreu o prefeito de Barcelona, Antoni Martínez Domingo, do Partido Conservador, mas governava com o apoio da Liga Regionalista. De acordo com a imprensa da época (La Vanguardia, edição 18/06/1921) o carro do prefeito foi alvo de tiros às 11h45 na Rua Jaime I e, sem fazer qualquer referência aos acontecimentos na prisão Modelo, o envolve no contexto de violência que vivia Barcelona.
O prefeito ficaria ligeiramente ferido, mas, por outro lado, seu acompanhante, o jornalista Rossend Jiménez, e o pedestre Joaquim Puig i Comes resultariam mortos. A investigação policial resolveria que o autor do ataque foi o militante cenetista Salvador Salsench, mas que o objetivo final não era assassinar Antoni Martínez i Domingo, mas o governador Martínez Anido (promotor da leis de fugas em Barcelona e indutor de numerosos assassinatos de dirigentes sindicais catalães) durante o funeral do prefeito, em resposta às mortes de Boal e Feliu.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.
Delza Faldini
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!