[Espanha] No próximo 28 de junho seguimos enchendo-nos de Orgulho Gay

Por um orgulho gay crítico, transfeminista, anticapitalista e anticolonial

Ainda que a história nos tenha abastecido de companheiras e companheiros dissidentes sexualmente do heteropatriarcado, nos custa resgatar suas expressões públicas em defesa da liberdade LGTBIQ+, do amor livre ou a pluralidade dentro da luta de classes. E isto nos entristece, já que, sem desejá-lo, atualmente seguem no cárcere do silêncio companheiras como Mujeres Libres. Enquanto, o capitalismo mais voraz trata de apropriar-se dos movimentos sociais que lhe são rentáveis tratando de monopolizar as manifestações do Orgulho Gay e, inclusive, legitimando a ocupação e genocídio de povos como faz este ano o #WordPride em Tel Aviv (Israel).

Desde a CGT, seguimos insistindo em defender uma dissidência orgulhosa, autogestionada, horizontal, anticapitalista, antirracista e transfeminista. Em #28J e todo os dias, saímos à rua como lésbicas, maricas, latinas, trans, intersex, negras, queer, antiromânticas, assexuais, viciosas, bissexuais, alorromânticas, gordas, surdas, pansexuais, poliamorosas, moras, diversas funcionais e como todas aquelas pessoas que com nossa existência questionamos a heteronormatividade.

Este ano seguiremos celebrando que as lutas são úteis, em 28 de junho de 2019 fará 50 anos da rebelião de Stonewall Inn, o local de Nova York que após sofrer mais um dos contínuos ataques policiais contra a comunidade LGTBIQ+, a maior parte dela da classe obreira, negras e dissidentes, decidiram dizer que JÁ BASTA! Se organizaram e instituíram o 28 de junho como aniversário do Orgulho Gay Crítico desde o que exigimos: O máximo respeito à diversidade LGTBIQ+.

• O fim imediato da perseguição, da violência e dos assassinatos LGTBIQ+fóbicos.

• Uma educação transfeminista, plural, diversa e laica.

• Seguir pondo no centro a vida de todas, basta já de discriminação nos centros de trabalho, nas escolas e nas ruas.

Pela vida, pela pluralidade onde caibamos todas e todos, a Confederação Geral do Trabalho seguirá mobilizando o 28 de junho por um Orgulho Gay Crítico e Dissidente da heteronormatividade capitalista.

Porque o natural é a diversidade!

Madrid, 18 de junho de 2019

cgt.org.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

No céu de cristal
cintila o sol sem calor.
Sopra um vento frio.

Helena Kolody