Após o incêndio de uma urna eleitoral em 7 de julho em Exarchia, muitos de vocês me perguntaram o que aconteceu em seguida.
Uma nova votação foi realizada numa seção eleitoral localizada ao sul do bairro, na rua Kolletis (em uma escola). Desta vez, a urna foi protegida por dezenas de policiais das unidades MAT (forças antidistúrbios gregas) e até mesmo por serviços especiais para evitar o ridículo da semana anterior.
O resultado da votação? 39 eleitores compareceram dos 545 registrados. Balanço: 1 cédula anulada e 38 votos, dos quais uma pequena maioria votou para a direita (15 votos), que, a priori, corresponde aos votos da maior parte das pessoas que não vivem mais no bairro (uma das peculiaridades do sistema eleitoral na Grécia, onde o eleitor vota em sua seção de origem).
Isto dá uma taxa de abstenção de 93% para esta seção de votos, a 33ª em Atenas, localizada ao sul de Exarchia.
Lembre-se que o voto ainda é obrigatório na Grécia (com penas de prisão para quem não votar, mas as punições nunca são aplicadas).
Yannis Youlountas
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
no inverno, o vento
dança com as folhas
a seu contento
Eugénia Tabosa
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…