Na sexta-feira passada, 12 de julho, nosso companheiro Luis Fernando Sotelo, preso político do governo de Mancera, obteve sua liberdade.
Foram mais de 4 anos 8 meses e 7 dias que esteve injustamente preso por apoiar a demanda da aparição com vida dos 43 estudantes normalistas de Ayotzinapa.
Sua detenção foi irregular, o processo judicial nunca conseguiu comprovar sua participação na ação que sofreu processo judicial. E apesar disso, a procuradoria de injustiça capitalina o manteve recluso. Com uma sentença inicial de 33 anos de prisão e apesar de todas as inconsistências do processo, foram se desmontando as mentiras do governo e com isso ir baixando a condenação.
Foi graças a sua resistência, coragem e sabedor de sua inocência que se manteve firme em sua luta, muitas companheiras e companheiros se somaram a sua luta pela liberdade, entre elas as companheiras que formaram o Comitê Luis Fernando Livre! Que foram todas as semanas visitá-lo no Presídio Sul da Cidade Monstro [Cidade do México].
Organizações como a “Organización Popular Francisco Villa de Izquierda Independiente”, “Tejiendo Organización Revolucionaria”, as companheiras da cooperativa “Vendaval”, “Brigada Callejera”, organizações e coletivos que lutam junto com o “Consejo Indígena de Gobierno” e apoia o EZLN, companheiras e companheiros que lutam no movimento anticarcerário, a CGT do Estado Espanhol, o café Zapata Vive, entre muitas outras, participaram nos comícios realizados nos tribunais, na SCJN e nas marchas convocadas para exigir sua liberação.
Finalmente este 12 de julho, o companheiro Luis Fernando abandonou o Presídio Sul em companhia de sua família, companheiras e companheiros que cantaram, gritaram motes e o abraçaram para dar-lhe as boas-vindas.
Após abraçar sua família, o companheiro queimou o uniforme que teve que usar nestes anos e fez uma mensagem de agradecimento às organizações e companheiros presentes e recordou que ainda estão entre as grades muitos presos políticos no país, convidando a manter a luta por sua liberação.
Abaixo os muros das prisões!
Presos políticos LIBERDADE!
Fonte: https://kehuelga.net/spip.php?article6387
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Recolhida em si mesma
a alma do figo
é flor em za-zen.~
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!