O jovem que foi encontrado morto em outubro de 2017 após permanecer mais de dois meses desaparecido hoje (25/07) festejaria um novo aniversário de seu nascimento. Mas foi vítima da violência institucional
Este 25 de julho Santiago Maldonado estaria completando seus 30 anos. Mas ele já não está vivo para poder festejá-lo. Há dois anos, em 17 de outubro, seu corpo foi encontrado no Rio Chubut, 400 metros rio acima de onde foi visto pela última vez, após ter desaparecido em 1° de agosto após uma repressão da Gendarmeria [polícia nacional].
Esteve desaparecido 78 dias. Durante esse tempo em todo o país se falava dele, de seu caso, e da repressão. Era um jovem artesão, livre, com muitas metas por cumprir, com sonhos por alcançar e causas por defender. Por isso, a poucos dias de completar-se dois anos do dia do desaparecimento, seu aniversário é um bom pretexto para recordá-lo.
As palavras de sua mãe
“Hoje querido Santiago completaria 30 anos
Outro ano sem você… Quisera poder compartilhar este dia com você e essa torta galesa como você gostava, mas só posso levar-te um ramo de rosas e uma dor em meu coração.
Hoje o festejarás com a avó, que tanto pedia ir-se com você.
Espero que ela e Deus te ajudem a que se faça Justiça e os assassinos paguem com o cárcere e assim possamos viver em paz.
Te mando um Beijo Grande ao céu.
Stella, tu mamãe”.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
se andava no jardim
que cheiro de jasmim
tão branca do luar
Camilo Pessanha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!