Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários.
Sinopse de “Los fascismos españoles”:
Uma obra rigorosa e imprescindível nestes momentos.
O fascismo volta a estar na atualidade na Espanha. Se bem, durante os quarenta anos de democracia, a vontade majoritária de consolidar o novo regime democrático havia marginalizado as opções ultradireitistas, agora irrompem novas forças políticas ultranacionalistas espanholas, mas podem considerar-se realmente fascistas?
O historiador Joan Maria Thomàs dedicou mais de trinta anos à análise dos fascismos espanhóis, especialmente do principal partido fascista espanhol (FE das JONS) e o partido único do regime de Franco (FET e das JONS/Movimento Nacional). Fruto deste trabalho é este magistral livro, que arranca desde os antecedentes do fascismo espanhol até a atualidade. Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários – incluindo dois deles de tipo fascista – no período de entre guerras. Onda que cabe enfrentar decididamente, mas antes de tudo entender sem buscar no passado o que é presente. Assustador e ameaçadoramente presente.
Los fascismos españoles
Joan Maria Thomàs
Editorial Planeta, Ariel, Colección Historia. 2019
328 págs. Rústica 24×16 cm
ISBN 9788434430686
22.90€
agência de notícias anarquistas-ana
aquecer as mãos
requentar as noites
esquecer os dias
Goulart Gomes
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!