
Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários.
Sinopse de “Los fascismos españoles”:
Uma obra rigorosa e imprescindível nestes momentos.
O fascismo volta a estar na atualidade na Espanha. Se bem, durante os quarenta anos de democracia, a vontade majoritária de consolidar o novo regime democrático havia marginalizado as opções ultradireitistas, agora irrompem novas forças políticas ultranacionalistas espanholas, mas podem considerar-se realmente fascistas?
O historiador Joan Maria Thomàs dedicou mais de trinta anos à análise dos fascismos espanhóis, especialmente do principal partido fascista espanhol (FE das JONS) e o partido único do regime de Franco (FET e das JONS/Movimento Nacional). Fruto deste trabalho é este magistral livro, que arranca desde os antecedentes do fascismo espanhol até a atualidade. Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários – incluindo dois deles de tipo fascista – no período de entre guerras. Onda que cabe enfrentar decididamente, mas antes de tudo entender sem buscar no passado o que é presente. Assustador e ameaçadoramente presente.
Los fascismos españoles
Joan Maria Thomàs
Editorial Planeta, Ariel, Colección Historia. 2019
328 págs. Rústica 24×16 cm
ISBN 9788434430686
22.90€
agência de notícias anarquistas-ana
aquecer as mãos
requentar as noites
esquecer os dias
Goulart Gomes
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?