[Espanha] Lançamento: “Los fascismos españoles”, de Joan Maria Thomàs

Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários.

Sinopse de “Los fascismos españoles”:

Uma obra rigorosa e imprescindível nestes momentos.

O fascismo volta a estar na atualidade na Espanha. Se bem, durante os quarenta anos de democracia, a vontade majoritária de consolidar o novo regime democrático havia marginalizado as opções ultradireitistas, agora irrompem novas forças políticas ultranacionalistas espanholas, mas podem considerar-se realmente fascistas?

O historiador Joan Maria Thomàs dedicou mais de trinta anos à análise dos fascismos espanhóis, especialmente do principal partido fascista espanhol (FE das JONS) e o partido único do regime de Franco (FET e das JONS/Movimento Nacional). Fruto deste trabalho é este magistral livro, que arranca desde os antecedentes do fascismo espanhol até a atualidade. Uma obra imprescindível ante o início de uma autêntica onda de direitização na Europa, de características completamente diferentes das que puseram nosso continente em mãos de regimes autoritários – incluindo dois deles de tipo fascista – no período de entre guerras. Onda que cabe enfrentar decididamente, mas antes de tudo entender sem buscar no passado o que é presente. Assustador e ameaçadoramente presente.

Los fascismos españoles

Joan Maria Thomàs

Editorial Planeta, Ariel, Colección Historia. 2019

328 págs. Rústica 24×16 cm

ISBN 9788434430686

22.90€

planetadelibros.com

agência de notícias anarquistas-ana

aquecer as mãos
requentar as noites
esquecer os dias

Goulart Gomes