[Áustria] Saint-Pölten: Ataque com molotovs aos escritórios do partido fascista FPÖ

Na noite de segunda-feira 12 de agosto em Saint-Pölten, a sede do partido de extrema direita FPÖ da Baixa Áustria foi atacada com pedras e coquetéis molotov.

As imagens das câmeras de vigilância na sede do fascista “Partido da Liberdade da Áustria” (em alemão Freiheitliche Partei Österreichs, FPÖ) mostram quatro pessoas encapuzadas jogando coquetéis molotov na parte da frente do edifício, situado na Pukersdorfer Straße. O ataque aconteceu entre 1h40 e 2h07 da madrugada. Os pirômanos conseguiram abrir a entrada do estacionamento e logo jogaram várias pedras grandes e dispositivos incendiários ao edifício, quebraram várias janelas e enegreceram a fachada. Ao redor das 2 da madrugada, dois atacantes regressaram à cena para assegurar-se de que um coquetel molotov havia explodido satisfatoriamente. A propaganda nacionalista dentro do edifício foi parcialmente destruída.

Várias unidades da polícia forense estão a cargo das investigações, em particular a Direção Federal de Segurança Nacional, mas também e, sobretudo, a unidade de polícia antiterrorista “LVT”.

A liderança do partido de extrema direita emitiu um “chamado em busca de testemunhas” bastante inusual: anunciou que ofereceria 5.000 euros a qualquer cidadão que proporcionasse informação sobre os fatos e proporcionasse pistas sobre os quatro presumíveis autores, a quem descreveram de imediato como “inimigos da democracia e anarquistas”.

Toda a classe política, desde o SPÖ (Partido Social Democrata) até o ÖVP (Centro-direita, Democratas Cristãos), condenou este “ataque contra a democracia”. O secretário federal do Partido Social Democrata da Baixa Saxônia, Wolfgang Kocevar, descreveu o ataque como “atroz e altamente censurável”.

Fonte: https://sansattendre.noblogs.org/post/2019/08/13/sankt-polten-autriche-attaque-incendiaire-contre-le-siege-du-parti-nationaliste-fpo-12-aout-2019/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Nuvens,
sem raízes
até que chova.

 Werner Lambersy