Desde a CNT Burgos nos convidam para apresentar as “Jornadas de homenagem a Nicolás Neira”. Militante e secretário geral da CNT de Burgos no ano de 1936 que, como tantos outros companheiros e companheiras, sofreu represálias, foi torturado e assassinado. A recente notícia de sua identificação surpreendeu e nos encheu de alegria, pois trata-se de um dos 5 identificados até o momento, das 96 vítimas exumadas no Monte de Estépar.
Nestas jornadas queremos render homenagem não só a Nicolás, mas também a sua esposa e companheira, que nunca se ajoelhou ante o fascismo; a sua filha, cuja presença teremos a grande honra de contar nesta homenagem, e a toda militância cenetista, anarquista e todos aqueles que lutaram pela liberdade e a justiça e foram vítimas do franquismo.
Estas jornadas também contarão com a colaboração inestimável de diversas organizações que estiveram implicadas de forma altruísta na busca e recuperação de tantos companheiros, familiares e desaparecidos nas mãos do fascismo. A CNT Burgos agradece o trabalho, participação e ajuda no desenvolvimento destas jornadas a: CRMH de Burgos, ARANZADI Zientzia Elkartea e Espacio Tangente.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A vasta noite
não é agora outra coisa
se não fragrância.
Jorge Luis Borges
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!