Nos últimos anos, os sistemas de opressão capitalistas, racistas e do patriarcado se tornaram cada vez mais ofensivos. Eles ameaçam fortemente as condições de vida das populações, mas também as possibilidades de se organizar e lutar em conjunto, seja através das violências sociais, das políticas de austeridade, das violências raciais (cotidianas e assassinas), da reprodução das violências de gênero, da repressão dos movimentos de luta…
Diante da precarização constante, face à repressão e exclusão, nos parece necessário criar e reforçar os espaços de auto-organização por todas as partes onde os sistemas de opressão se fazem sentir; e, notadamente, nos quarteirões populares, nas zonas rurais, nos bairros alvos de gentrificação ou exclusão, nos espaços de luta.
Baseadas em práticas coletivas, igualitárias, solidária, pela cooperação voluntária, da troca e da partilha, a autogestão tem sido e continua um meio de luta contra as dominações. Ela permite que lutemos conjuntamente e constitui, sobretudo, de uma formidável meio de emancipação.
Assim, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2019, no Parole Errante (Montreuil – 93), nós organizamos um encontro em torno da cozinha coletiva militante: o Festival das Cantinas Autogeridas.
Desejamos co-organizar, com todas e todos que desejarem tempos diferentes de encontros em torno da cozinha coletiva como ferramenta e a serviço das lutas. Nós desejamos, assim, construir as formas de solidariedade entre as cantinas, criar e manter uma rede nacional e trabalhar a possibilidade de alianças entre as lutas. Desejamos, finalmente, e, sobretudo, todas as formas de projetos baseados em cozinhas coletivas a serviços das lutas.
• Oficinas coletivas, práticas e teóricas, intercâmbios e mutualizações;
• Discussões, apresentações (história da autonomia das lutas de imigrações e dos bairros populares, cantinas populares das comunas, as alianças entre as lutas, as lutas contra as violências da polícia assassina…)
• Intervenções artísticas (concertos, exposições, teatro…)
O programa detalhado está sendo finalizado e convidamos aqueles que estão interessados a participar, co-organizar, propor intervenções ou contribuir de qualquer maneira neste evento, a nos contatar rapidamente neste endereço de e-mail festivalcantines@riseup.net
Tradução > MarkusMarkus
agência de notícias anarquistas-ana
Quatro da manhã —
Da quietude da cidade
Irrompe o sabiá.
Edson Kenji Iura
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!