[França] Festival das cantinas autogeridas em Montreuil, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2019

Nos últimos anos, os sistemas de opressão capitalistas, racistas e do patriarcado se tornaram cada vez mais ofensivos. Eles ameaçam fortemente as condições de vida das populações, mas também as possibilidades de se organizar e lutar em conjunto, seja através das violências sociais, das políticas de austeridade, das violências raciais (cotidianas e assassinas), da reprodução das violências de gênero, da repressão dos movimentos de luta…

Diante da precarização constante, face à repressão e exclusão, nos parece necessário criar e reforçar os espaços de auto-organização por todas as partes onde os sistemas de opressão se fazem sentir; e, notadamente, nos quarteirões populares, nas zonas rurais, nos bairros alvos de gentrificação ou exclusão, nos espaços de luta.

Baseadas em práticas coletivas, igualitárias, solidária, pela cooperação voluntária, da troca e da partilha, a autogestão tem sido e continua um meio de luta contra as dominações. Ela permite que lutemos conjuntamente e constitui, sobretudo, de uma formidável meio de emancipação.

Assim, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2019, no Parole Errante (Montreuil – 93), nós organizamos um encontro em torno da cozinha coletiva militante: o Festival das Cantinas Autogeridas.

Desejamos co-organizar, com todas e todos que desejarem tempos diferentes de encontros em torno da cozinha coletiva como ferramenta e a serviço das lutas. Nós desejamos, assim, construir as formas de solidariedade entre as cantinas, criar e manter uma rede nacional e trabalhar a possibilidade de alianças entre as lutas. Desejamos, finalmente, e, sobretudo, todas as formas de projetos baseados em cozinhas coletivas a serviços das lutas.

• Oficinas coletivas, práticas e teóricas, intercâmbios e mutualizações;

• Discussões, apresentações (história da autonomia das lutas de imigrações e dos bairros populares, cantinas populares das comunas, as alianças entre as lutas, as lutas contra as violências da polícia assassina…)

• Intervenções artísticas (concertos, exposições, teatro…)

O programa detalhado está sendo finalizado e convidamos aqueles que estão interessados a participar, co-organizar, propor intervenções ou contribuir de qualquer maneira neste evento, a nos contatar rapidamente neste endereço de e-mail festivalcantines@riseup.net

laparoleerrantedemain.org

Tradução > MarkusMarkus

agência de notícias anarquistas-ana

Quatro da manhã —
Da quietude da cidade
Irrompe o sabiá.

Edson Kenji Iura