O livro recolhe “uma proposta libertária fundamentada numa organização comunal do território”. Como o próprio autor desenvolve são “retalhos de uma obra coletiva que está ainda por fazer. Uma constelação de ideias, histórias e desejos que apontam para um jeito distinto de entender uma terra livre.”
Dividido em três seções principais, o livro mostra primeiro a proposta mancomunitária como organização política e territorial e a sua aplicabilidade para o caso galego. No segundo capítulo o autor centra a atenção nos antecedentes em relação às comunidades que na Galícia se estruturaram em paralelo ou de costas ao estado, assim como das ideias elaboradas a respeito para, por último, elaborar uma síntese que explique o sentido da Galícia sem estado.
O prólogo escreve-o Lara Barros, ativista vinculada ao sindicalismo agrário, historiadora e especialista em montes vizinhais, que acha o livro como “um exercício de liberdade de pensamento”, “sustentado numa liberdade de ação que lhe dá um alto conhecimento de causa”.
O seu autor, Joám Evans Pim, é labrego e comuneiro nos montes de Lousame. Também é doutor em antropologia, membro do coletivo Véspera de Nada e da Academia Galega da Língua Portuguesa.
Esta faceta multidisciplinar reflete numa temática e numa narrativa que faz com que este livro seja um lançamento original no panorama editorial e político galego. Uma proposta com os antecedentes e movimentos sociopolíticos da Galícia presentes, e com a cabeça e as mãos num futuro imaginado e, por isso, possível. Mancomunidade é um livro que ajuda a pensar futuros alternativos, que imagina uma Galícia mais justa, sem estado ou contra o estado.
Sobre Ardora
Ardora (s)ediçons anarquistas é uma editora galega que nasce com o fim de criar um espaço para o debate e a crítica, assim como com vontade de ser uma ferramenta para a criação de pensamento e ação anarquista. Agora estréia o seu catálogo de livros com este título, depois de dois anos de projeto coletivo, publicando a revista Ardora e o periódico Nordês, para além de outros produtos da oficina gráfica como as agendas e calendários. Macomunidade: Uma terra livre sem estado o seu primeiro livro, já está nas ruas.
Mancomunidade: Uma terra livre sem estado
Joám Evans Pim
Ardora (s)ediçons anarquistas
Impresso em Compostela por Sacauntos Cooperativa Gráfica
Agosto, 2019
8 euros
ISBN: 978-84-120648-4-1
ardora@bastardi.net
agência de notícias anarquistas-ana
Primavera. Chuva.
A moça de rosto molhado:
sombrinha furada.
Eunice Arruda
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…