[Chile] Em Santiago, protestos contra o aumento das tarifas do transporte público

Nesta sexta-feira (18/10) completaram-se cinco dias consecutivos de protestos em Santiago contra o aumento do preço do bilhete de metrô, o principal meio de transporte público na capital chilena.

Milhares de pessoas se reuniram no fim da tarde desta sexta em metrôs de Santiago para protestar contra o aumento das tarifas do transporte público. Durante a manifestação, alguns jovens atacaram parte das estações, a polícia revidou com bombas de gás lacrimogêneo.

Manifestantes também levantaram barricadas em vários pontos de Santiago e enfrentaram a polícia. Na Plaza Itália, no Centro, e na frente do palácio de governo de La Moneda, encapuzados jogaram pedras e paus nos agentes das forças de segurança, que reprimiram os ataques com jatos de água e gás lacrimogêneo.

Manifestações começaram há quase uma semana

Os protestos começaram depois que o preço do metrô em Santiago passou a custar 830 pesos chilenos, cerca de R$ 4,80, se tornando um dos mais caros da América Latina, durante o horário de pico. Os preços para ônibus também aumentaram.

Trabalhadores, transeuntes e, principalmente, estudantes se organizaram e começaram a pular as catracas do metrô nos chamados “catracaços”, e os protestos se espalharam por toda a cidade.

Lei de Segurança do Estado

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, invocou a Lei de Segurança do Estado do Chile como uma medida para controlar os protestos, e que pode render até 10 anos de prisão para os jovens acusados de desordem pública.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/09/chile-santiago-chamado-para-uma-semana-de-sabotagem-e-evasao-do-transporte-publico/

agência de notícias anarquistas-ana

fera ferida
nunca desiste –
luta pela vida

Carlos Seabra