[Chile] Santiago: 26º dia da Revolta Social

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

FORÇA IMPRESSIONANTE DA GREVE GERAL!

Todo o território dominado pelo Estado chileno ardeu, desde a madrugada os bloqueios de estradas e barricadas iluminaram o amanhecer.

A convocação para a Greve Geral funcionou em grande porcentagem; milhões de trabalhadores e estudantes não foram para seus empregos, seja por aderir à greve ou por falta de transporte.

Marchas impressionantes e maciças atravessaram as principais avenidas, demonstrando a força e a unidade dos oprimidos nesta Revolta Social.

Desde o meio-dia houve inúmeros ataques a delegacias, casas de policiais (graças ao aplicativo que identificou as casas dos uniformizados), quartéis militares, sedes de partidos, pedágios, igrejas e instalações comerciais.

A título de exemplo: em Viña del Mar, desconhecidos atacaram a casa de um major da polícia e várias casas de uniformizados foram pichadas com ameaças e seus veículos vandalizados. Em San Antonio, os manifestantes atacaram o quartel Tejas Verdes e queimaram parte de suas instalações. Uma igreja foi incendiada no bairro turístico de Lastarria de Santiago. Na cidade de Los Andes encapuzados expropriaram coletivamente uma farmácia para levar fraldas e material de limpeza para uma casa de repouso de idosos. Em Talca, manifestantes queimaram a sede parlamentar do senador ultradireitista Juan Antonio Coloma (UDI). Encapuzados atearam fogo no restaurante de exploração animal “Hacienda Gaucha”, a poucos metros da “zona zero”.

No centro de Santiago, os distúrbios se estendem até a noite, com apontadores a laser manifestantes derrubaram um drone da polícia e, por outro lado, encapuzados quase viram um blindado lançador de água.

Policiais levam um grande número de policiais montados para a rua, mas fogem ante o cerco dos encapuzados.

Há momentos de grande espetacularidade nesse conflito, mas talvez as situações mais simples sejam aquelas que permanecerão em nossos corações negros; cuidar um do outro entre desconhecidos e compartilhar o que temos em mãos é o que nos faz sorrir e criar fraternidade na guerra.

Ontem à noite a população de Lo Hermida foi sitiada, produzindo forte repressão policial, mas uma autodefesa corajosa foi montada por seus habitantes. Nesse local, a delegacia foi atacada e seis policiais ficaram feridos.

O presidente da Nação “pede paz” recorrendo a policiais aposentados para fortalecer suas fileiras. Mais uma vez, em suas palavras, não há propostas concretas para “resolver o conflito”, em seu discurso monotemático só há medidas repressivas e bálsamos para tentar acalmar aqueles que desejam mudar a constituição. Ameaça perseguir com a Lei de Segurança do Estado com queixas contra todos que se atrevem a espalhar, incentivar e propagar a Revolta Social.

Os políticos continuam discutindo qual será o método para mudar a constituição e se opõem ao “vandalismo”, enquanto as ruas exigem soluções tangíveis para sua sobrevivência e qualidade de vida.

Começam a circular bilhetes com os olhos sangrando como uma denúncia da horrível realidade do terrorismo de Estado. Nos supermercados, as cestas são quebradas como uma forma de sabotagem de produtos à base de carne e na Europa começa um boicote a vinhos e abacates do Chile.

Não se esqueça do chamado para lembrar um ano do assassinato durante uma operação policial do jovem mapuche Camilo Catrillanca na quinta-feira, 14 de novembro.

Menos chamadas para a assembleia constituinte e MAIS CHAMADAS PARA AS ASSEMBLEIAS DESTITUINTES!

Que o grito continue a ecoar com força na linha de frente… MORTE AO ESTADO, VIVA A ANARQUIA!

N.T.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/12/chile-santiago-24o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

minha sombra
com pernas mais longas
não me afasta

André Duhaime