[Grécia] Vídeo | Polícia de choque invade a Universidade de Economia e Administração de Atenas e ataca estudantes

Este é o momento em que a polícia de choque invade a Universidade de Economia e Administração de Atenas e ataca estudantes com cassetetes e gás lacrimogêneo na segunda-feira, 11 de novembro de 2019.

A cadeia de eventos foi colocada em ação pela própria polícia, quando no sábado, 9 de novembro de 2019, dezenas de policiais invadiram o mesmo terreno da universidade para despejar um local estudantil anarquista, como um golpe publicitário que azedou, porque não acharam nada de importância criminal. Então, no domingo, 10 de novembro, o conselho da universidade, arbitrariamente, pôs um bloqueio, fechando a universidade por uma semana, seguindo ordens da polícia (de segunda-feira, 11 de novembro, até dia 17 de novembro), antes do aniversário da revolta estudantil de 17 de novembro de 1973 contra o regime militar na época, quando, ironicamente, o exército e a polícia invadiram a Escola Politécnica de Atenas, transformando um protesto estudantil massivo em um derramamento de sangue. Para que este derramamento de sangue não aconteça novamente, de 1974 até a revogação da lei pelo atual governo de direita, alguns meses atrás, a lei proibia a entrada da polícia grega em qualquer solo acadêmico.

O fato de a polícia ter aconselhado a universidade a fechar por uma semana e, de fato, apenas alguns dias antes do aniversário do derramamento de sangue estudantil pela polícia e o exército, enfureceu estudantes, que decidiram desafiar o bloqueio e entrar na Universidade de Economia de Atenas, apenas para serem atacades pela polícia de choque em uniformes do exército, como em 1973. Ironicamente, o partido do governo atual na Grécia é chamado de “Nova Democracia”.

Seguido do ataque da polícia de choque, um protesto foi convocado por estudantes para acontecer à noite no mesmo dia, onde, como pode ser visto no vídeo, centenas de pessoas se colocaram contra o estado policial de emergência que vem sendo imposto gradualmente na Grécia, demandando a revogação da lei que abolia o “asilo universitário”.

As tensões estão aumentando na Grécia no momento, antes do aniversário de 17 de novembro e a data de 6 de dezembro (quando em 2008, um garoto de 15 anos foi assassinado por um policial em Exarchia, em Atenas), assim como os atuais ataques da polícia e despejos de okupas por toda a Grécia.

>> Veja o vídeo (02:49) aqui:

Tradução > A Alquimista

agência de notícias anarquistas-ana

Na poça d’água
o gato lambe
a gota de lua.

Yeda Prates Bernis