CNT Zaragoza nos convida a assistir a obra de teatro “Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía”, por ocasião do centésimo aniversário da conquista da jornada laboral de 8 horas na Espanha graças à greve da Canadiense, em cuja organização e vitória Salvador Seguí, militante da CNT, desempenhou um papel fundamental.
A obra de teatro, realizada pelo ator Moisés Mato, será representada neste domingo, 24 de novembro, a partir das 19 horas no CSC Luís Buñuel, no Paseo Echegaray e Caballero número 18 da capital aragonesa.
Sinopse:
Em 8 de fevereiro de 1919 começou o que aparentemente era uma greve em uma empresa de Barcelona por motivos laborais, como tantas outras, acabou convertendo-se em uma das greves mais exemplares do Movimento Obreiro, e graças a qual se conseguia pela primeira vez na Europa que a legislação amparasse a jornada laboral de 8 horas.
Salvador Seguí, “el Noi del Sucre”, foi um de seus protagonistas principais, daquela militância obreira à qual hoje tanto devemos e comemoramos: 23 de novembro é o aniversário de seu nascimento.
“Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía” é um monólogo teatralizado, que pretende ser uma homenagem àquelas pessoas às quais devemos direitos laborais conquistados ao preço da vida.
Mas não só como um olhar atrás agradecido. A obra do ator Moisés Mato é ligada plenamente com os objetivos de hoje e nos incita a sermos atrizes e atores de nossa história presente e futura, e não meros espectadores.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)
Bith
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…