
CNT Zaragoza nos convida a assistir a obra de teatro “Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía”, por ocasião do centésimo aniversário da conquista da jornada laboral de 8 horas na Espanha graças à greve da Canadiense, em cuja organização e vitória Salvador Seguí, militante da CNT, desempenhou um papel fundamental.
A obra de teatro, realizada pelo ator Moisés Mato, será representada neste domingo, 24 de novembro, a partir das 19 horas no CSC Luís Buñuel, no Paseo Echegaray e Caballero número 18 da capital aragonesa.
Sinopse:
Em 8 de fevereiro de 1919 começou o que aparentemente era uma greve em uma empresa de Barcelona por motivos laborais, como tantas outras, acabou convertendo-se em uma das greves mais exemplares do Movimento Obreiro, e graças a qual se conseguia pela primeira vez na Europa que a legislação amparasse a jornada laboral de 8 horas.
Salvador Seguí, “el Noi del Sucre”, foi um de seus protagonistas principais, daquela militância obreira à qual hoje tanto devemos e comemoramos: 23 de novembro é o aniversário de seu nascimento.
“Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía” é um monólogo teatralizado, que pretende ser uma homenagem àquelas pessoas às quais devemos direitos laborais conquistados ao preço da vida.
Mas não só como um olhar atrás agradecido. A obra do ator Moisés Mato é ligada plenamente com os objetivos de hoje e nos incita a sermos atrizes e atores de nossa história presente e futura, e não meros espectadores.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)
Bith
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?