[Espanha] Teatro | “Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía”

CNT Zaragoza nos convida a assistir a obra de teatro “Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía”, por ocasião do centésimo aniversário da conquista da jornada laboral de 8 horas na Espanha graças à greve da Canadiense, em cuja organização e vitória Salvador Seguí, militante da CNT, desempenhou um papel fundamental.

A obra de teatro, realizada pelo ator Moisés Mato, será representada neste domingo, 24 de novembro, a partir das 19 horas no CSC Luís Buñuel, no Paseo Echegaray e Caballero número 18 da capital aragonesa.

Sinopse:

Em 8 de fevereiro de 1919 começou o que aparentemente era uma greve em uma empresa de Barcelona por motivos laborais, como tantas outras, acabou convertendo-se em uma das greves mais exemplares do Movimento Obreiro, e graças a qual se conseguia pela primeira vez na Europa que a legislação amparasse a jornada laboral de 8 horas.

Salvador Seguí, “el Noi del Sucre”, foi um de seus protagonistas principais, daquela militância obreira à qual hoje tanto devemos e comemoramos: 23 de novembro é o aniversário de seu nascimento.

“Salvador Seguí, el hombre que caminó sobre la utopía” é um monólogo teatralizado, que pretende ser uma homenagem àquelas pessoas às quais devemos direitos laborais conquistados ao preço da vida.

Mas não só como um olhar atrás agradecido. A obra do ator Moisés Mato é ligada plenamente com os objetivos de hoje e nos incita a sermos atrizes e atores de nossa história presente e futura, e não meros espectadores.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/24-de-noviembre-salvador-segui-el-hombre-que-camino-sobre-la-utopia-en-teatro/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/10/espanha-lancamento-hq-el-noi-vida-e-morte-de-um-homem-livre-de-juste-de-nin/

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)

Bith