Chamada Internacional: Venha para a Finlândia para se opor as Marchas Nazistas em 6 de dezembro de 2019

Desde 2014, a extrema-direita organiza uma manifestação em 6 de dezembro, o Dia da Independência da Finlândia. Esse ano os nazistas do Movimento de Resistência Nórdica (MRN) estão novamente planejando organizar uma manifestação nacional socialista em Helsinque, como eles fizeram nos últimos três anos. Mais tarde, no mesmo dia, a manifestação do 6/12 reúne todos da extrema-direita finlandesa, com os nazistas do MRN marchando lado a lado com membros do Partido Finlandês. Estamos chamando todos antifascistas para virem à Finlândia para se opor a essas manifestações da extrema-direita.

O Movimento de Resistência Nórdica é ativo em todos os países nórdicos, e embora a organização tenha sido temporariamente banida na Finlândia, a polícia não tomou nenhuma ação para impedi-los de se organizar desde quando o banimento entrou em vigor em março deste ano. Não podemos depender ou esperar que as autoridades tomem uma ação, temos que fazer isso nós mesmos, juntos. Os nazistas finlandeses têm por anos trabalhado juntos com outros atores da extrema-direita, especialmente outros nazistas nos países nórdicos. Nós, também temos que avançar e agir além das fronteiras para nos opor aos nazistas que tentam marchar em qualquer país.

A ascensão global da extrema-direita não está limitada às marchas nazistas nas ruas. Nas eleições parlamentares finlandesas em 2019, o Partido Finlandês obteve a segunda maior quantidade de votos. O partido se radicalizou durante a década passada, avançando da ala do populismo de direita para o radicalismo de direita ou até o fascismo escancarado. Isso pode ser visto nos discursos racistas realizados no Parlamento finlandês, nas lideranças referenciando teorias fascistas de conspiração como a do “Grande Substituto” (“the Great Replacment”) e a organização cooperativa de acampamentos de verão e manifestações de parlamentares e membros do partido junto aos nazistas da MRN. Além disso, a organização da juventude do Partido Finlandês foi assumida por uma ala “etnonacionalista” radical. Suas declarações francamente racistas fizeram a organização juvenil perder o apoio financeiro governamental.

Depois de cinco anos, a participação nas marchas fascistas no Dia da Independência tem diminuído, assim como outras atividades de rua da extrema-direita finlandesa. Juntos nós podemos levar esse declínio à sua conclusão final. Nós não iremos descansar até a extrema-direita ter cessado toda atividade política na Finlândia e em qualquer outro lugar. Nós esperamos que assim muitos camaradas de outros países possam atender e participar da marcha antifascista em Helsinque e resistir a tentativa da extrema-direita de marchar aqui de várias maneiras. Vejo você nas ruas de Helsinque no dia 6 de dezembro!

Rede Antifacista Varis (Antifascist Network Varis)

varisverkosto.com

Tradução > Brulego

agência de notícias anarquistas-ana

No perfume das flores de ameixa,
O sol de súbito surge –
Ah, o caminho da montanha!

Matsuo Bashô