[Espanha] Contra a presidência do Governo de Piñera na COP25

As organizações que fazem parte da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas se declararam seriamente preocupadas com as mudanças climáticas. De fato, denunciamos desde nossa constituição a relação intrínseca entre a ganância capitalista, a desapropriação e o esgotamento de nosso planeta. Da mesma forma, temos denunciado a ineficácia dos governos na defesa da saúde pública e do meio ambiente.

Um exemplo disso é esta nova chamada que começa em 2 de dezembro da Cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática (COP25) para tentar tomar medidas efetivas já aprovadas pelos governos dos países signatários do acordo de Paris sobre clima em 2015.

Enquanto os cofres da capital estão cheios, os recursos naturais do planeta são expropriados, a saúde dos mares, rios, campos, seres vivos e não-vivos é agravada e nos leva a um colapso planetário.

As e os jovens têm muito claro e estão se movendo pelo mundo há mais de um ano às sextas-feiras pelo futuro. Mas a atmosfera de cansaço e rebelião é mais ampla. Em muitos países, a população foi às ruas dizer basta de políticos corruptos que se enriquecem com o tesouro público, da consequente ausência de serviços públicos de qualidade, da repressão que eles usam para tentar nos silenciar, e da ausência de respostas claras e eficazes para parar de não prejudicar mais o planeta ou as pessoas.

Portanto, consideramos ofensivo que o Estado chileno, de costas para seu povo e para o planeta, ainda esteja representado por seu atual presidente Sebastián Piñera e mantenha a presidência da Cúpula do Clima da COP25 em Madrid, enquanto o povo chileno está levantado em rebeldia exigindo justiça social por mais de um mês e reprovando suas ações.

Denunciamos o apoio do governo espanhol e a colaboração das forças e órgãos repressivos do Estado espanhol que reforçarão o governo de Piñera em sua política de repressão ao seu povo.

Por fim, criticamos as palavras de lealdade a Piñera do prefeito de Madrid.

Eles chamam isso de democracia e não é!

Por uma mudança radical e real agora!

O futuro é agora!

Rede Internacional de Solidariedade e Luta Sindical

laboursolidarity.org

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Caneta gira
ao reflexo do sol
gira gira girassol

Lucas Eduardo