O “Encontro Punk Amazônia em Kaos” será um evento nacional de punks e terá o objetivo de reunir vários punks que estão na resistência cultural em todo o país. Com isso, procuramos promover uma série de debates sobre a atualidade de nossa cultura e sobre o papel do punk nas lutas sociais. Assim sendo, serão abordados temas como: o feminismo e o papel das minas punks na desconstrução e combate ao machismo velado e explícito dentro do punk; Educação, Punk e Anarquismo; e, por fim, a identidade e a cultura do punk no Brasil. Este último nos permitirá problematizar a dicotomia presente na história e no presente do punk construído no país.
Acreditamos, contudo, que estes debates são urgentes em nossa cultura, pois, além de serem atuais, também nos ajudam a refletir sobre os processos históricos pelos quais a cultura punk passou, bem como, nos permite pensar as possibilidades de um diálogo maior e mais profundo entre os punks de todo o país, para além dos conflitos que marcaram nossa história.
O movimento punk sempre esteve na vanguarda de muitos movimentos sociais que lutavam em prol dos excluídos, sempre no diálogo com os LGBT’s, o movimento negro e o movimento feminista. Portanto, este encontro será construído visando repensar este passado de lutas e resistência, dentro e fora da cultura punk, para, assim, deliberar nossas atitudes futuras e/ou repensar velhas concepções que podem ser reavaliadas e superadas na busca por nosso fortalecimento e de nossa resistência.
Coletivo Tapuru Punk.
Belém, 02 de dezembro de 2019.
PROGRAMAÇÃO
>> 19/12/2019 – Quinta-feira
Recepção e alojamento.
>> 20/12/2019 – Sexta-feira
TEMA: NOVAS PRÁTICAS DE AÇÃO E VIVÊNCIA DENTRO DA CENA PUNK: PRÍCIPIOS NORTEADORES DO PUNK.
10:00 – Identidade e cultura e punk
15:00 – Dicotomia do punk no Brasil: além do bem e do mal.
>> 21/12/2019 – Sábado
TEMA: PUNK, FEMINISMO X MACHISMO NO PUNK
13:00 – Sexualidade e movimento punk.
14:00 – Feminismo no punk.
15:00 – Lançamento do livro de Maurício Remígio intitulado “Desapropriando o currículo: imagem, prática educativa e experiência vivida no movimento anarcopunk”; e do livro “My Way: A periferia de Moicano” de autoria de Valo Velho.
O lançamento se dará logo após a Roda de Conversa com os autores.
17:00 – Exibição do documentário de Marina Knup: “Viver Para Lutar – Punk, Anarquismo e Feminismo: As Minas dos Anos 90”.
>> 22/12/2019 – Domingo
10:00 – Roteiro punk Cabano (roteiro no centro histórico de Belém onde aconteceu a Cabanagem em 1835).
15:30 – Lançamento do livro NHC e os anos 90, autor: Jhonny
16:00 – Roda de conversas
16:30 – Gig, exposições de materiais.
Contatos:
E-mail: mailto:apmopbrasil@gmail.com | Celular: 091 982236076
agência de notícias anarquistas-ana
Entre haicais e chuva
Súbita inspiração:
Um trovão.
Sílvia Rocha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!