[Belém–PA] Encontro Punk Amazônia em Kaos

O “Encontro Punk Amazônia em Kaos” será um evento nacional de punks e terá o objetivo de reunir vários punks que estão na resistência cultural em todo o país. Com isso, procuramos promover uma série de debates sobre a atualidade de nossa cultura e sobre o papel do punk nas lutas sociais. Assim sendo, serão abordados temas como: o feminismo e o papel das minas punks na desconstrução e combate ao machismo velado e explícito dentro do punk; Educação, Punk e Anarquismo; e, por fim, a identidade e a cultura do punk no Brasil. Este último nos permitirá problematizar a dicotomia presente na história e no presente do punk construído no país.

Acreditamos, contudo, que estes debates são urgentes em nossa cultura, pois, além de serem atuais, também nos ajudam a refletir sobre os processos históricos pelos quais a cultura punk passou, bem como, nos permite pensar as possibilidades de um diálogo maior e mais profundo entre os punks de todo o país, para além dos conflitos que marcaram nossa história.

O movimento punk sempre esteve na vanguarda de muitos movimentos sociais que lutavam em prol dos excluídos, sempre no diálogo com os LGBT’s, o movimento negro e o movimento feminista. Portanto, este encontro será construído visando repensar este passado de lutas e resistência, dentro e fora da cultura punk, para, assim, deliberar nossas atitudes futuras e/ou repensar velhas concepções que podem ser reavaliadas e superadas na busca por nosso fortalecimento e de nossa resistência.

Coletivo Tapuru Punk.

Belém, 02 de dezembro de 2019.

PROGRAMAÇÃO

>> 19/12/2019 – Quinta-feira

Recepção e alojamento.

>> 20/12/2019 – Sexta-feira

TEMA: NOVAS PRÁTICAS DE AÇÃO E VIVÊNCIA DENTRO DA CENA PUNK: PRÍCIPIOS NORTEADORES DO PUNK.

10:00 – Identidade e cultura e punk

15:00 – Dicotomia do punk no Brasil: além do bem e do mal.

>> 21/12/2019 – Sábado

TEMA: PUNK, FEMINISMO X MACHISMO NO PUNK

13:00 – Sexualidade e movimento punk.

14:00 – Feminismo no punk.

15:00 – Lançamento do livro de Maurício Remígio intitulado “Desapropriando o currículo: imagem, prática educativa e experiência vivida no movimento anarcopunk”; e do livro “My Way: A periferia de Moicano” de autoria de Valo Velho.

O lançamento se dará logo após a Roda de Conversa com os autores.

17:00 – Exibição do documentário de Marina Knup: “Viver Para Lutar – Punk, Anarquismo e Feminismo: As Minas dos Anos 90”.

>> 22/12/2019 – Domingo

10:00 – Roteiro punk Cabano (roteiro no centro histórico de Belém onde aconteceu a Cabanagem em 1835).

15:30 – Lançamento do livro NHC e os anos 90, autor: Jhonny

16:00 – Roda de conversas

16:30 – Gig, exposições de materiais.

Contatos:

E-mail: mailto:apmopbrasil@gmail.com | Celular: 091 982236076

agência de notícias anarquistas-ana

Entre haicais e chuva
Súbita inspiração:
Um trovão.

Sílvia Rocha