Na terça-feira, 10 de dezembro de 2019, mais de 70 anarquistas mandaram sua mensagem durante a Cerimônia de Iluminação da Árvore de Natal, em Atenas, em solidariedade às okupas. A intervenção aconteceu alguns dias depois do final do ultimato de 15 dias emitido pelo Ministério da “Ordem Pública” a respeito das dezenas de ocupações políticas e de refugiados em toda a Grécia (algumas delas com mais de 30 anos de existência), ameaçando-as com despejos violentos pela polícia de choque e pela polícia de forças especiais, se não evacuassem dentro do prazo. O prazo acabou na noite de quinta-feira, 5 de dezembro de 2019, uma decisão política do Estado grego visando agitar e criar uma “atmosfera explosiva”.
Como previsto, nenhuma ocupação ou espaço auto-organizado na Grécia aceitou o ultimato da polícia. Em vez disso, testemunhamos movimentações como a retratada no vídeo, na qual anarquistas, durante o início das festividades do Natal em Atenas, com a cerimônia da iluminação da árvore na praça Syntagma, em frente ao parlamento grego, donseguiram interromper o discurso do prefeito gritando palavras de ordem em solidariedade às okupas e sabotando as fontes laterais da praça Syntagma com sabão em pó.
A palavra de ordem gritada no vídeo: “Dez, cem, milhares de okupas contra o mundo organizado em decadência”
>> Veja o vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=BmUtiKV174c&feature=emb_title
Tradução > A Alquimista
agência de notícias anarquistas-ana
Coruja, famosa
por excelente visão,
parece usar óculos.
Leila Míccolis
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…