[Grécia] Vídeo | Exarchia: População queima a árvore de Natal

É irônico. Enquanto o governo grego tem aterrorizado as redondezas de Exarchia desde o verão com o despejo das ocupações, ataques sob pessoas em cafeterias e bares, espancamentos brutais e prisões sem nenhum motivo, – especialmente depois dos protestos de 17 de novembro e 6 de dezembro, onde foi imposta uma medida atípica na área – alguns dias atrás tentaram encobrir os crimes da polícia de choque contra a população na região, decorando a praça de Exarchia com luzes e uma árvore de Natal (Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Pzrw6MzNVms).

[Vocês acham os links dos vídeos documentando alguns dos crimes da polícia na região durante os últimos meses no final desse texto]

Para ter uma ideia do que está acontecendo em Atenas neste momento, algumas coisas devem ser levadas em conta: O governo grego entrou em guerra contra anarquistas e antiautoritáries, seguido do fim do ultimato de 15 dias, emitido pelo Ministério da “Ordem Pública”, direcionado às dezenas de ocupações políticas e de refugiades por toda a Grécia (algumas delas com mais de 30 anos de existência), ameaçando-as com despejos violentos pela polícia de choque e a polícia de forças especiais, se não evacuassem dentro do prazo. O prazo acabou na noite de quinta-feira, no dia 05 de dezembro de 2019, uma decisão política do Estado grego visando provocar e criar uma “atmosfera explosiva”.

Depois da primeira onda de ataques e despejos, principalmente contra alojamentos de refugiades durante o outono, a segunda onda de ataques acaba de começar, desta vez contra ocupações políticas e centros sociais. Coincidindo com a prisão de antifascistas e a proposta de absolvição judicial de líderes neonazis no julgamento do Aurora Dourada, o governo grego de direita e seu Ministro da “Ordem Pública” autoproclamado socialista prosseguiram com o despejo da okupa “Mansão Kouvelou” em Marousi, Atenas, na terça-feira, 17 de dezembro, enquanto três okupas foram despejadas hoje, 18 de dezembro, em Koukaki, Atenas, seguido de uma operação policial massiva que aterrorizou o bairro inteiro com a brutalidade policial, atacando pessoas em casas adjacentes que não eram ocupações. Imagens brutais de policiais gregos da SWAT colocando suas botas na cabeça das pessoas no chão e uma mãe amarrada no chão do seu terraço com um capuz na cabeça, lembrando imagens de tortura de Abu Ghraib, têm circulado na mídia.

Como um resultado óbvio, por volta das 22h00 de 18 de dezembro, aproximadamente 200 anarquistas fizeram uma inesperada demonstração ao redor da Rua Ermou, a rua mais comercial de Atenas, e prosseguiram atacando várias lojas e bancos próximos à praça principal de Atenas na Syntagma. Por volta da mesma hora, a vários quilômetros de distância, a árvore de Natal na praça de Exarchia foi incendiada. Enquanto o governo grego proclamou que mais de 20 ocupações, apenas em Atenas, serão despejadas violentamente até o final de 2019, os ataques da polícia parecem ser o fósforo que colocará fogo em uma situação já explosiva durante as festividades do Natal e do Ano Novo.

Tem que ser lembrado que alguns dias atrás, na terça-feira, 10 de dezembro de 2019, durante o começo das festividades de Natal em Atenas com a cerimônia de iluminação da árvore na praça Syntagma, em frente ao parlamento grego, mais de 70 anarquistas conseguiram interromper o discurso do prefeito gritando palavras de ordem em solidariedade às okupas e sabotando as fontes laterais da praça Syntagma com sabão em pó (Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BmUtiKV174c).

[O vídeo foi enviado por um fotojornalista que estava no local]

Links de Exarchia sob cerco policial nos últimos meses:

6 de dezembro de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=qNYU_NBgsVs

https://www.youtube.com/watch?v=fEfEjJ_63X4

https://www.youtube.com/watch?v=xgz6Qb7b0nk

17 de novembro  de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=eELKbWnPz8c

7 de novembro de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=Tz_vsjSN3tU

1° de setembro de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=KS4oh28OK9o

Tradução > A Alquimista

agência de notícias anarquistas-ana

Besouro a voar –
velocidade visível
de asas invisíveis.

Tsuda Kiyoko