
Na manhã do sábado 25 de janeiro foi detido em Monção o militante anarquista galego Gabriel Pombo da Silva, de 54 anos, após um ano e meio na clandestinidade.
Gabriel foi detido pela Unidade Nacional de Contra Terrorismo da Polícia Judiciária, em cumprimento de um mandado de detenção europeu. A operação decorreu em “estreita colaboração” com o Corpo Nacional de Polícia da Espanha.
As autoridades espanholas pedem-lhe mais de dez anos de prisão por uma suposta pena pendente. Em um primeiro momento, Gabriel foi transferido à delegacia de Braga, e posteriormente à do Porto. Atualmente se encontra em prisão preventiva em Portugal, à espera de que o Tribunal Criminal de Guimarães decida se o extradita ao Estado espanhol.
Gabriel é um conhecido militante anarquista galego, que já passou mais de 30 anos preso. Sempre no ponto de mira da repressão, tanto espanhola como de outros Estados europeus, pelo seu compromisso com a luta anticapitalista, escreveu um livro durante a sua estadia na cadeia – Diario e ideario de un delincuente -, assim como diferentes opúsculos – reunidos no fanzine Parte de un recorrido – e outros escritos.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite escura
um mar de espuma
chama pela lua
Eugénia Tabosa
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!