[Chile] Santiago: 103º Dia de Revolta Social

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

 …E A RAIVA SE TORNOU FOGO!

“Aí vem março” repetem uma, e outra, e outra vez alguns ameaçando o Poder. Como se a Revolta tivesse ido à praia de férias… Mas não, os enfrentamentos entre encapuzadxs e esbirros continuam em vários pontos do país. Talvez de forma minoritária e localizada, como uma fumegante e teimosa barricada que resiste à extinção.

Um barril de benzina veio avivar as chamas, esse líquido acelerante foi o assassinato de um barra brava [torcedor de futebol] enquanto protestava próximo de um estádio. Um caminhão policial o atropelou brutalmente, as tentativas de reanimar o “Neco” entre lacrimogêneos e jatos de água foram infrutíferas. A trágica notícia se espalhou rapidamente e a impotência se apoderou de grande parte da população. A sensação de impunidade dos esbirros faz tempo que está instalada e não é casual, o policial assassino ficou apenas com licença semanal.

Torcidas de todas as cores prometiam vingança pelo homicídio de Jorge Mora (o “Neco”), colocolinos [torcedores do Colo Colo, time de futebol mais popular do Chile] antifascistas e sindicalistas. As convocatórias para protestar por sua morte se multiplicaram em todo o território dominado pelo Estado chileno e a raiva se tornou fogo.

Em uma jornada qualificada como “das mais violentas” desde outubro do ano passado, resultaram 26 delegacias atacadas e 46 policiais feridos, um deles com queimaduras em sua cara por um coquetel molotov. Vários supermercados foram expropriados coletivamente em Quilicura e San Ramón, a administração de Chacabuco e um banco foram incendiados em Colina, uma dezena de ônibus terminaram incendiados e foi atacada a prefeitura de Quilicura.

Lamentavelmente a jornada também produziu como saldo um falecido por atropelo e um manifestante, de nome Ariel Moreno, com morte cerebral por um disparo policial.

Parlamentares exigem a saída do General Diretor de Carabineiros e o governo respalda o uniformizado. Enquanto emblemáticos políticos social democratas apresentam contas frias e se queixam contra a violência revolucionária, argumentando que neste ambiente de conflitividade os eleitores terão medo de aprovar a mudança Constitucional, sobre o sangue derramado e a repressão não se diz nada, porque para a elite política somos apenas um número. Paradoxalmente hoje se publicou no Diário Oficial a “Lei antiprotestos” que aumenta significativamente as penas de prisão.

Torcidas de todos os clubes chamam a manifestar-se na sexta-feira, 31 de janeiro, às 18 horas, na Praça da Dignidade.

Nos vemos nas ruas!

CONTRA O CAPITALISMO, O ESTADO, O PATRIARCADO E TODA AUTORIDADE!

Gabriel Pombo da Silva, Ariel e “Neco”… Esta também vai por vocês.

Natalia Tapia

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/19/chile-santiago-59o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

vento seco
entre os bambus
barulho d’água

Alice Ruiz