L’Anarchie, da coleção Petite Bédéthèque des Savoirs
de Véronique Bergen e Winshluss
Dos teóricos do anarquismo aos principais eventos da História nos quais os anarquistas desempenharam um papel de primeiro plano (Revolução Mexicana, Revolução Russa, Guerra Civil Espanhola etc.), as grandes ideias e as conquistas do espírito libertário são aqui convocadas em uma narrativa satírica e corrosiva. Movimento ocultado e não reconhecido, o anarquismo vive um atual reavivamento que é prova de sua fecundidade em nosso mundo contemporâneo em crise.
Véronique Bergen é doutora em filosofia, poetisa, romancista e membra do comitê da revista Lignes. Seus escritos focam no estudo do pensamento contemporâneo. Ela faz parte da Academia Real de Língua e de Literatura Francesas da Bélgica.
Winshluss é uma figura central dos quadrinhos independentes, principalmente devido a seu engajamento na revista Ferraille. Em 2009, recebeu o prêmio Fauve d’Or, por Pinocchio. Atuou como ilustrador igualmente na sétima arte, codirigindo Persepolis, longa-metragem de animação premiado com a Palma de Ouro e com o César.
L’Anarchie
Véronique Bergen e Winshluss
Editions Le Lombard
88 páginas
10 euros
Tradução > Dienah Gurhühor
agência de notícias anarquistas-ana
um dia a casa cai
e nasce dos seus escombros
um novo haikai.
José Carlos de Souza
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…