[Bélgica] A anarquia explicada em quadrinhos!

L’Anarchie, da coleção Petite Bédéthèque des Savoirs

de Véronique Bergen e Winshluss

Dos teóricos do anarquismo aos principais eventos da História nos quais os anarquistas desempenharam um papel de primeiro plano (Revolução Mexicana, Revolução Russa, Guerra Civil Espanhola etc.), as grandes ideias e as conquistas do espírito libertário são aqui convocadas em uma narrativa satírica e corrosiva. Movimento ocultado e não reconhecido, o anarquismo vive um atual reavivamento que é prova de sua fecundidade em nosso mundo contemporâneo em crise.

Véronique Bergen é doutora em filosofia, poetisa, romancista e membra do comitê da revista Lignes. Seus escritos focam no estudo do pensamento contemporâneo. Ela faz parte da Academia Real de Língua e de Literatura Francesas da Bélgica.

Winshluss é uma figura central dos quadrinhos independentes, principalmente devido a seu engajamento na revista Ferraille. Em 2009, recebeu o prêmio Fauve d’Or, por Pinocchio. Atuou como ilustrador igualmente na sétima arte, codirigindo Persepolis, longa-metragem de animação premiado com a Palma de Ouro e com o César.

L’Anarchie

Véronique Bergen e Winshluss

Editions Le Lombard

88 páginas

10 euros

lelombard.com

Tradução > Dienah Gurhühor

agência de notícias anarquistas-ana

um dia a casa cai
e nasce dos seus escombros
um novo haikai.

José Carlos de Souza