[Espanha] A CGT exige que Felipe VI abdique após serem conhecidos os negócios sujos da Casa Real quanto à representação do povo

 – A CGT exige que Felipe de Borbón abdique após serem conhecidos os negócios sujos, que significaram para a Casa Real a representação do povo espanhol.

 – A CGT considera que a figura de um “rei” não é que não tenha sentido hoje, em pleno século XXI, mas que os povos podem se autogovernar como ocorreu nas coletividades durante a Guerra espanhola de 36.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) emitiu um comunicado no qual exige a abdicação do monarca espanhol após serem conhecidos os negócios de seu pai, Juan Carlos I e a herança que o mesmo havia deixado ao atual Chefe do Estado em um paraíso fiscal.

A organização anarcossindicalista foi muito dura na crítica que emitiu em dito comunicado oficial contra a figura do Rei Felipe VI e suas funções como “suposto” representante do povo espanhol. Neste sentido, a CGT considera que a Monarquia obsoleta espanhola não é mais que a herança de um ditador assassino e que só serviu para perpetuar umas ideias branqueadas após uma falsa transição “democrática” que não só custou muitas vidas de pessoas lutadoras antifascistas, mas que também ajudou a fazer crer que vivemos em um modelo de democracia na qual estes personagens da aristocracia são necessários.

A CGT comparou a utilidade do monarca espanhol em uns momentos muito difíceis para a cidadania, como são os que sofremos neste momento pelo alerta sanitário decretado pelas autoridades após se conhecer a propagação letal do vírus Covid-19. A CGT frisou a importância que tem nestes momentos a doação de qualquer excedente econômico, fruto de negócios “anormais”, da Monarquia espanhola, que vive folgadamente a mais de 40 anos às custas do sacrifício e do sofrimento da classe trabalhadora, a qual precisamente agora leva a pior parte da crise do “coronavírus”.

A CGT recorda neste comunicado que a história deu razão aos que acreditaram firmemente na vontade e na capacidade dos povos para autogovernar-se, como ocorreu durante a Guerra Civil com as coletividades em muitos lugares do Estado espanhol. Por isso, a CGT incide em que são estes momentos, em que não temos mais remédio que estar confinados e confinadas nos lares, onde é preciso fazer reflexões profundas e sérias que proponham aos cidadãos a viabilidade de continuar mantendo um sistema de governo como o da monarquia parlamentar.

A CGT adverte a Casa Real e a aristocracia, assim como a classe política e empresarial, que desta vez a classe trabalhadora não vai ser a que pague os abusos dos que sustentam um sistema injusto com as pessoas mais desamparadas.

A CGT também explicou que foi publicado um comunicado assinado por dezenas de organizações e coletivos – entre os quais se encontra a Confederação Geral do Trabalho – no qual foi pedido que os negócios da Monarquia espanhola sejam julgados e que se acabe a imunidade para a Casa Real.

Gabinete de Imprensa do Comitê Confederal da CGT

cgt.org.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

No campo queimado
ainda uma leve fumaça
Tronco resistindo

 Eunice Arruda