[Grécia] Vídeo: Rede de solidariedade e apoio mútuo começa a funcionar em Kallithea

Coronavírus: um vídeo sobre os últimos eventos na Grécia sob a crise do Covid-19, da perspectiva do grupo “Coletivo Libertário de Kallithea” em Atenas, como um exemplo das redes de solidariedade social e apoio mútuo que surgem em todo o país dos coletivos libertários, antiautoritários e anarquistas.

Olá,

Nós somos Eleutheriaki Syllogikotita Kallitheas, um coletivo libertário de Kallithea, e estamos ativos em um bairro de Atenas chamado Kallithea, que enfrenta severos problemas sociais, econômicos e de classe.

Nós fazemos esta declaração para informá-los sobre a situação atual em Atenas durante a pandemia do Covid-19 que tem afetado todo o planeta e também nos alcançou um mês atrás.

Inicialmente, nos primeiros dias após o primeiro caso de coronavírus na Grécia, o governo e a mídia tentaram acalmar as pessoas e nos assegurar que a situação estava sob controle.

Eles propositalmente tentaram esconder um sistema de saúde público que tinha sido destruído por todos os governos anteriores.

A realidade atual dos hospitais públicos é irremediável.

Alguns meses atrás, depois de demissões em massa, fechamento de instalações hospitalares e cancelamento do recrutamento de médicos e equipes de enfermagem, médicos e enfermeiros começaram uma série de manifestações, reivindicando aquilo que deveria ser garantido, mas a resposta do governo foi espancar essas pessoas e a repressão de sua luta.

Hoje em dia, as mesmas pessoas que viraram as costas para os profissionais de saúde têm a coragem de chamá-los de heróis, enquanto ao mesmo tempo gastam milhões de euros no reforço econômico de clínicas privadas, enquanto médicos em hospitais públicos não possuem nem mesmo máscaras para se proteger.

A política liberal que eles seguiram e continuam a seguir, mesmo durante um momento tão crítico como o que estamos experienciando agora, contém milhares de privatizações e investimentos, e tem um preço que será pago pela classe trabalhadora e os mais vulneráveis da sociedade.

Não existe nenhum cuidado do Estado para com os sem-teto, os pobres, os refugiados, os imigrantes, os prisioneiros e os desempregados, para aqueles que perderam seu trabalho, enquanto ao mesmo tempo eles se atrevem a pedir por voluntários para confrontar a crise causada pela pandemia do coronavírus, enquanto eles exploram todos os setores públicos.

Ao mesmo tempo, a mídia continua promovendo a campanha ‘menoume spiti‘, que significa “fique em casa”, enquanto o estabelecimento do toque de recolher traz toda a responsabilidade apenas para os cidadãos.

Para mostrar nossa solidariedade, nós escolhemos reagir a isso primeiro com faixas onde criticávamos a situação atual.

A desinformação, o fato que igrejas ainda estão abertas e realizando cerimônias cheias de pessoas, o fato de que depois de todos esses anos temos mais policiais do que médicos, enquanto respondemos a todo bando de fascistas que culpa refugiados e imigrantes pelo vírus, lembrando a eles de que o vírus veio de um avião de Milão (Itália) e não de um barco do Mar Egeu.

Ao mesmo tempo, nós iniciamos uma campanha de solidariedade para a coleta de itens necessários para o campo de refugiados em Korinthos, onde atualmente as pessoas estão em greve de fome devido às condições miseráveis que enfrentam diariamente.

E finalmente, juntamente com outras pessoas, nós formamos uma rede de solidariedade, uma equipe de apoio mútuo para as pessoas que estão mais vulneráveis ao vírus e que vivem em nossos bairros.

Com uma chamada geral para outros coletivos de Atenas, um grande número de pessoas se reuniu a fim de ajudar nossos concidadãos com suas compras, com comida e remédios para aqueles que precisam e não possuem acesso a eles.

A propaganda para essa campanha foi feita através da distribuição de panfletos com nossos nomes, telefones e formas que se podia ajudar, para múltiplos prédios e também online.

Enquanto isso, o espaço auto-organizado de Buena Vista onde estamos alojados como coletivo, é um ponto de encontro para a coleta de itens para aqueles que precisam, como comida e remédios. Esperamos que no futuro mais coletivos possam fazer parte desta rede e apoiar essa ação.

Finalmente, existe um depósito para dinheiro compartilhado que é sustentado por cada equipe local que existe na rede, para qualquer possível problema econômico que precise ser coberto, e também é apoiado por dúzias de pessoas que querem mostrar solidariedade, pela qual somos muito agradecidos.

Pelo fato de que muitos de nós são ou vivem com pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus, a fim de nos mantermos seguros, nós estabelecemos três formas básicas de funcionamento.

1. Primeiramente, essa rede pode ser apoiada por pessoas presencialmente, ou seja, para a distribuição de panfletos, de comida e outros suprimentos e outras atividades externas.

2. Em segundo lugar, para as pessoas que não podem oferecer presença física, existem outras formas de apoio a rede com uma presença online, através da comunicação online de nossas ações.

3. Finalmente, existe o suporte econômico. Todas as ações acima são obviamente realizadas enquanto continuamos a tomar as precauções necessárias em relação a nossa saúde pessoal, a fim de nos mantermos seguros. Mantendo a distância necessária, usando máscaras e luvas e desinfetando tudo que tocamos.

Resumindo, o que essa rede oferece é uma estrutura básica de organização, para que mais pessoas em outros bairros possam se reunir e operar uma rede auto-organizada similar, o que parece funcionar até agora, considerando que estamos felizes em ver vários outros grupos similares começando a se formar.

O que isso nos diz é que as pessoas, durante este momento desafiador, quando o governo vira as costas para elas, escolhem mostrar solidariedade e auto-organização contra o desastre capitalista e neoliberal que oprime a humanidade por todos esses anos, e preencher os vazios que o Estado não pode e não quer preencher.

Mas as pessoas não esquecem. Quando o coronavírus for deixado no passado, aqueles que nos desconsideram e valorizam seu lucro mais do que nós enfrentarão nossa fúria. Por que o inimigo não será invisível como agora: mas visível, perceptível e claro.

>> Veja o vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=MwWY3SKX9Fw

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

Borboleta!
O que sonhas, assim,
mexendo suas asas?

Chiyo-jo