Mais de 60 detidos em protesto contra polícia no Chile

Ao menos 60 pessoas foram presas nesta segunda-feira (27/04) em um protesto no centro de Santiago por ocasião do aniversário da polícia chilena, fortemente questionada por suas ações para dispersar protestos sociais.

Um grupo de manifestantes se reuniu ao redor da Praça Itália na capital para protestar contra os Carabineiros, o corpo de polícia ostensiva do Chile, que comemoram seu 93º aniversário, mas forças da polícia de choque rapidamente dispersaram a manifestação com gás lacrimogêneo e jatos d’água.

As manifestações com mais de 50 pessoas estão proibidas no Chile, no âmbito das medidas excepcionais para conter a expansão no país do coronavírus, que soma 13.813 infectados e 198 mortos até esta segunda-feira.

A Praça Itália foi palco dos principais protestos do país desde o início da revolta social, em 18 de outubro passado.

Após a chegada do coronavírus ao Chile – em 3 de março a primeira infecção foi registrada – os protestos nas ruas pararam, seguindo a ordem oficial de ficar em casa.

A polícia chilena recebeu diversas denúncias de violações de direitos humanos, feitas por organismos internacionais como a Human Rights Watch (HRW), a Anistia Internacional (AI) e também pelo Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, por sua atuação durante a repressão aos protestos sociais contra o governo do presidente Sebastián Piñera.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/07/na-escuridao-total-pessoas-que-perderam-a-visao-apos-protestos-no-chile-ja-passam-de-160-bala-fez-com-que-meu-olho-explodisse/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/02/dezenas-de-manifestantes-ficam-cegos-no-chile/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/30/chile-site-reune-videos-sobre-a-repressao-policial-contra-manifestantes/

agência de notícias anarquistas-ana

Se mira na poça
de lama do pátio
a lua vaidosa

Luiz Bacellar