Nascida no início de 1978, a livraria La Gryffe é fruto do movimento libertário de Lyon. Distribui produções (livros, brochuras, revistas, jornais, DVDs, etc.) que oferecem uma crítica anticapitalista e antiautoritária à sociedade, enquanto informa sobre lutas sociais. Por meio de seus objetivos e compromissos de seus membros, a livraria pretende ser um dos componentes do movimento libertário e autogestionado.
La Gryffe é gerenciada coletivamente por uma equipe composta exclusivamente por ativistas que, há mais de quarenta anos, escrevem sobre as experiências passadas e presentes de movimentos que contribuem para o surgimento de lutas anticapitalistas, mas também as antifascistas, antirracistas, antimilitaristas, anticlericais, feminista, ambientalista, etc.
A livraria também possui uma sala de reuniões onde são organizados regularmente encontros, debates, exposições, seções de vídeo, etc., contribuindo para a reflexão e promovendo discussão.
É, de certa forma, uma ferramenta para o desenvolvimento, em Lyon e em outros lugares, de um grande movimento libertário.
>> Daniel Colson, sociólogo e membro do coletivo de livrarias desde o início, escolheu mostrar através deste trabalho que a longa história de La Gryffe também se baseava em conflitos e disputas. Às vezes conflitos duros e difíceis, mas que no final sempre são superados por seu coletivo, essa associação de anarquistas.
La Gryffe. La longue histoire d’une librairie libertaire
Daniel Colson
276 páginas + livro fotográfico colorido de 16 páginas
Formato 14,5 por 21
Preço: 16,00 EUR
ISBN : 978-2-35104-137-6
atelierdecreationlibertaire.com
Tradução > Estrela
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
já águas passadas
a gotejar das marquises —
ecos estivais
Alexander Pasqual
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...