[França] Lançamento: “La Gryffe. A longa história de uma livraria libertária”, de Daniel Colson

Nascida no início de 1978, a livraria La Gryffe é fruto do movimento libertário de Lyon. Distribui produções (livros, brochuras, revistas, jornais, DVDs, etc.) que oferecem uma crítica anticapitalista e antiautoritária à sociedade, enquanto informa sobre lutas sociais. Por meio de seus objetivos e compromissos de seus membros, a livraria pretende ser um dos componentes do movimento libertário e autogestionado.

La Gryffe é gerenciada coletivamente por uma equipe composta exclusivamente por ativistas que, há mais de quarenta anos, escrevem sobre as experiências passadas e presentes de movimentos que contribuem para o surgimento de lutas anticapitalistas, mas também as antifascistas, antirracistas, antimilitaristas, anticlericais, feminista, ambientalista, etc.

A livraria também possui uma sala de reuniões onde são organizados regularmente encontros, debates, exposições, seções de vídeo, etc., contribuindo para a reflexão e promovendo discussão.

É, de certa forma, uma ferramenta para o desenvolvimento, em Lyon e em outros lugares, de um grande movimento libertário.

>> Daniel Colson, sociólogo e membro do coletivo de livrarias desde o início, escolheu mostrar através deste trabalho que a longa história de La Gryffe também se baseava em conflitos e disputas. Às vezes conflitos duros e difíceis, mas que no final sempre são superados por seu coletivo, essa associação de anarquistas.

La Gryffe. La longue histoire d’une librairie libertaire

Daniel Colson

276 páginas + livro fotográfico colorido de 16 páginas

Formato 14,5 por 21

Preço: 16,00 EUR

ISBN : 978-2-35104-137-6

atelierdecreationlibertaire.com

Tradução > Estrela

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/20/franca-livraria-libertaria-la-gryffe-fara-40-anos-em-2018/

agência de notícias anarquistas-ana

já águas passadas
a gotejar das marquises —
ecos estivais

Alexander Pasqual