
Diversas cidades do mundo estão registrando protestos neste fim de semana conta o racismo e a violência policial após o assassinato de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos.
[Grécia] Mais de 80 anarquistas participaram de um protesto em solidariedade e a favor da rebelião de Minneapolis a poucos metros do Consulado Americano, no centro de Tessalônica. Centenas de textos foram distribuídos informando sobre o assassinato de George Floyd por policiais. A faixa [foto] que foi pendurada em um ponto próximo do consulado dizia “Estado e polícias são os assassinos de George Floyd – Solidariedade com a revolta social em Minneapolis e em todas as partes do mundo”.
Em Keratsini, subúrbio de Atenas, anarquistas fizeram um grande pixo em solidariedade com a revolta em Minneapolis. “De Atenas a Minneapolis. Fogo no Estado, nos ricos e na polícia”.
[Japão] Manifestação contra a violência policial em Tóquio. O protesto começou na famosa Praça Shibuya, um dos lugares mais agitados da cidade. Antifascistas, anarquistas e pessoas de diferentes outros grupos políticos e formações participaram do ato.
[Alemanha] Em Berlim, milhares de manifestantes se reuniram em frente à embaixada americana. Muitos carregavam cartazes pedindo Justiça por George Floyd e espalhavam a frase do movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam).
[Reino Unido] Em Londres, o protesto foi na Trafalgar Square, região central da cidade. Os manifestantes gritavam “Justiça por George Floyd” e carregavam faixas e cartazes em homenagem ao afro-americano vítima da covardia e violência policial. A multidão se reuniu na capital britânica apesar da proibição de aglomerações para conter a pandemia de Covid-19.
[Canadá] Em Toronto, o protesto contra o racismo também foi em homenagem a Regis Korchinski-Paquet, um homem negro que morreu depois de cair de um prédio durante uma abordagem policial.
[Polônia] Em Varsóvia, um grupo de anarquistas realizou um protesto solidário em frente da embaixada dos EUA.
Houve também manifestações em Copenhague (Dinamarca), Sydney (Austrália), Edimburgo (Escócia), Paris (França).
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Caminha a folha
morta,
pálio sobre formigas.
Yeda Prates Bernis
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!