Diversas cidades do mundo têm protestos conta o racismo e a violência policial após assassinato de George Floyd nos EUA

Diversas cidades do mundo estão registrando protestos neste fim de semana conta o racismo e a violência policial após o assassinato de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos.

[Grécia] Mais de 80 anarquistas participaram de um protesto em solidariedade e a favor da rebelião de Minneapolis a poucos metros do Consulado Americano, no centro de Tessalônica. Centenas de textos foram distribuídos informando sobre o assassinato de George Floyd por policiais. A faixa [foto] que foi pendurada em um ponto próximo do consulado dizia “Estado e polícias são os assassinos de George Floyd – Solidariedade com a revolta social em Minneapolis e em todas as partes do mundo”.

Em Keratsini, subúrbio de Atenas, anarquistas fizeram um grande pixo em solidariedade com a revolta em Minneapolis. “De Atenas a Minneapolis. Fogo no Estado, nos ricos e na polícia”. 

[Japão] Manifestação contra a violência policial em Tóquio. O protesto começou na famosa Praça Shibuya, um dos lugares mais agitados da cidade. Antifascistas, anarquistas e pessoas de diferentes outros grupos políticos e formações participaram do ato.

[Alemanha] Em Berlim, milhares de manifestantes se reuniram em frente à embaixada americana. Muitos carregavam cartazes pedindo Justiça por George Floyd e espalhavam a frase do movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam).

[Reino Unido] Em Londres, o protesto foi na Trafalgar Square, região central da cidade. Os manifestantes gritavam “Justiça por George Floyd” e carregavam faixas e cartazes em homenagem ao afro-americano vítima da covardia e violência policial. A multidão se reuniu na capital britânica apesar da proibição de aglomerações para conter a pandemia de Covid-19.

[Canadá] Em Toronto, o protesto contra o racismo também foi em homenagem a Regis Korchinski-Paquet, um homem negro que morreu depois de cair de um prédio durante uma abordagem policial.

[Polônia] Em Varsóvia, um grupo de anarquistas realizou um protesto solidário em frente da embaixada dos EUA. 

Houve também manifestações em Copenhague (Dinamarca), Sydney (Austrália), Edimburgo (Escócia), Paris (França).

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/30/apos-assassinato-policial-covarde-protestos-se-espalham-pelos-eua/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/29/eua-entre-targets-saqueados-e-trilionarios-solidariedade-com-as-e-os-rebeldes-em-minneapolis/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/29/eua-protestos-por-assassinato-de-george-floyd-terminam-em-confrontos/

agência de notícias anarquistas-ana

Caminha a folha
morta,
pálio sobre formigas.

Yeda Prates Bernis