Desde a morte do afro-americano George Floyd, executado pela polícia nos Estados Unidos, ativistas do mundo inteiro passaram a protestar e questionar diversas questões em volta do tópico Black Lives Matter. Na Bélgica, o assunto ganhou mais uma vertente. Durante um protesto realizado na cidade de Ghent, manifestantes vandalizaram o busto do Rei Leopoldo II, conhecido por ser um dos maiores genocidas na história.
“O busto de um dos maiores genocidas da história, o rei Leopoldo II, foi desfigurado por manifestantes em Ghent, na Bélgica. Os horrores cometidos por Leopoldo no Congo, assombram o continente africano até hoje”, escreveu uma pessoa no Twitter.
Estudos afirmam que o Rei Leopoldo II matou entre 8 e 10 milhões de pessoas no Congo, ou o equivalente a quase metade da população congolesa durante o período de colonização. Além disso, ele também é acusado de mutilações, estupros, e outros crimes hediondos. Ainda assim, a residência onde viveu segue como museu na Bélgica, além da estátua.
agência de notícias anarquistas-ana
Eu nado de costas;
meu ventre magnífico é
o Monte Fuji.
Manuela Miga
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata