Desde a morte do afro-americano George Floyd, executado pela polícia nos Estados Unidos, ativistas do mundo inteiro passaram a protestar e questionar diversas questões em volta do tópico Black Lives Matter. Na Bélgica, o assunto ganhou mais uma vertente. Durante um protesto realizado na cidade de Ghent, manifestantes vandalizaram o busto do Rei Leopoldo II, conhecido por ser um dos maiores genocidas na história.
“O busto de um dos maiores genocidas da história, o rei Leopoldo II, foi desfigurado por manifestantes em Ghent, na Bélgica. Os horrores cometidos por Leopoldo no Congo, assombram o continente africano até hoje”, escreveu uma pessoa no Twitter.
Estudos afirmam que o Rei Leopoldo II matou entre 8 e 10 milhões de pessoas no Congo, ou o equivalente a quase metade da população congolesa durante o período de colonização. Além disso, ele também é acusado de mutilações, estupros, e outros crimes hediondos. Ainda assim, a residência onde viveu segue como museu na Bélgica, além da estátua.
agência de notícias anarquistas-ana
Eu nado de costas;
meu ventre magnífico é
o Monte Fuji.
Manuela Miga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!